Geral

Governo beneficia 635 agricultores com título definitivo de terras

A meta estabelecida pelo Estado de regularizar, até o final deste ano, 347 imóveis foi alcançada.

Segunda - 12/12/2016 às 16:12



Foto: Ascom Solenidade Titulo Terra karnak
Solenidade Titulo Terra karnak

O governador Wellington Dias entregou, nesta segunda-feira (12), em solenidade realizada no Salão Branco do Palácio de Karnak, 635 títulos definitivos de terras a agricultores familiares dos municípios de Altos, Monsenhor Gil, Amarante, Demerval Lobão, Santo Inácio, Palmeirais, Bom Princípio, Colônia do Piauí e Inhuma. A ação foi efetivada por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi). Foram investidos R$ 450.000 oriundos do Tesouro Estadual e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Para o produtor rural Paulo Miguel de Araújo, morador do município de Bom Princípio, o título de posse definitivo chega em boa hora e é motivo de felicidade para toda a família. “Nós não tínhamos nosso pedacinho de terra e agora temos. É lá que tocamos nossas criações e de onde nós tiramos nosso sustento com a roça. Eu e minha família estamos muito gratos e felizes com esse título que recebemos hoje”, comemora Paulo.A felicidade pelo documento em mãos é compartilhada com a agricultora familiar Maria da Silva dos Santos, de Amarante. O documento traz mais tranquilidade à aposentada, que há mais 30 anos vivia na incerteza da não regulamentação. “A chegada desse título é muito importante para nós, que estamos há mais de 30 anos que eu e minha família vivemos nessa propriedade e agora nós teremos mais segurança para trabalhar”, completa Maria.

“Aqui é uma alegria porque são famílias de diversos municípios. Pessoas que há 20 anos ou mais estão ali naquela propriedade e há muito tempo esperando pelo documento que lhe garante a terra. Eles já eram os donos de fato, mas não eram de direito. Então, hoje, por meio desse ato, a gente consegue dar esse título definitivo, que acarreta também em mais desenvolvimento para o estado, já que a partir de agora teremos mais terras produzindo mais para o Piauí ”, destaca o governador Wellington Dias.

A meta estabelecida pelo Governo do Estado de regularizar, até o fim deste ano, 347 imóveis foi alcançada. Até dezembro de 2019, o objetivo é concluir a regularização de 5.983 imóveis e três comunidades quilombolas em todo o estado. “Essas áreas já pertencem ao patrimônio imobiliário do Piauí, já estão matriculadas e o nosso trabalho é dar celeridade a esse processo de regularização”, destaca Regina Lourdes , diretora do Interpi.

Todos os imóveis entregues, nesta sexta-feira (12), passaram por processo de vistorias e georreferenciamento para a regularização fundiária, conforme estabelecido na lei nº 6.709/15, atendendo ao acordo de parceria com o Banco Mundial.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: