Geral

Governo apresenta projeto de novo Centro Administrativo em evento

PPPs Centro Administrativo Piauí Governo do Estado CBIC

Sexta - 24/04/2015 às 15:04



O projeto do novo Centro Administrativo do Governo do Estado do Piauí foi uma das quatro iniciativas escolhidas em todo o Brasil para ser apresentada no International Meeting: Infrastructure and PPPs, como boa oportunidade de investimento para o setor privado. O evento é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na próxima segunda e terça-feira (27 e 28), em Brasília, e reúne cerca de 200 executivos do Brasil e exterior, entre eles investidores e financiadores do setor privado envolvidos em gestão de projetos de infraestrutura, além de especialistas e agentes de governo.

A apresentação será feita pela superintendente de Acompanhamento de Projetos do Governo do Estado, Viviane Moura. O governo está interessado em construir um novo Centro Administrativo para acomodar todas as secretarias e órgãos da Administração Estadual. Neste sentido, já foi concedida a autorização para um grupo realizar estudo final de modelagem, que vai definir questões específicas do Centro, como estrutura e ganhos para a administração.

Viviane Moura, que acompanha a implantação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), no âmbito da Administração Pública Estadual, diz que o evento é uma oportunidade de apresentar o projeto do Novo Centro Administrativo do Estado, bem como a carteira de projetos em estudo, e atrair investidores privados interessados em construir o Centro por meio de uma PPP."

Para ela, atualmente, o Centro Administrativo do Estado abriga apenas 12 dos 59 órgãos da Administração. Parte destes funciona sem as condições ideais, espalhados em diferentes locais, com o pagamento de aluguéis, o que gera outras despesas como transporte nos deslocamentos para resolução de questões administrativas. “Com um novo Centro Administrativo, vamos reduzir despejas, com o fim dos aluguéis, incrementar a receita, com prédios próprios, e o principal de tudo, que é a integração entre todos os órgãos, que vão funcionar em um mesmo local, com a otimização e maior eficiência dos trabalhos”, frisa.

A superintendente cita o exemplo do Centro Administrativo do governo do Distrito Federal, que já teve sua primeira etapa concluída e tem investimentos de R$600 milhões por meio de Parceria Público-Privada.

O complexo do Distrito Federal abrigará 15 mil servidores e terá área total de 178 mil metros quadrados, contando com 14 torres - 10 de quatro andares e quatro de 15 pavimentos -, um prédio da Governadoria, shopping com centro de convivência, estacionamento com capacidade para três mil veículos e bicicletário.

Estados como a Paraíba, Paraná e Espírito Santo também estudam Parcerias Público-Privada para construção de Centros Administrativos. Atualmente mais de 70 contatos de Parcerias Público-Privadas foram assinados no Brasil.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: