Cidade

Governo apoia construção de Quintais Agroecológicos

A Fetag inaugurou um Quintal Agroecológico com apoio da SDR, Banco do Nordeste e UFPI.

Domingo - 02/04/2017 às 11:04



Foto: Edna Maciel Alunos com o engenheiro agrônomo da SDR, Luciano Sousa
Alunos com o engenheiro agrônomo da SDR, Luciano Sousa

A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) participou, na última sexta-feira (31), no Centro de Estudos Sindical Rural, em Teresina, da solenidade de inauguração do Quintal Agroecológico, uma ação do Projetos Sementes e Saberes destinada a jovens rurais em municípios dos Territórios dos Cocais e da Planície litorânea do Piauí. A superintendente da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcellos, representou o secretário Francisco Limma, na solenidade.

A egressa do curso de Tecnologia Agropecuária, da Escola Família Agrícola Santa Ângela, de Pedro II, Marlla Monize, participou da construção do Quintal Agroecológico por meio do Projeto Sementes e Saberes e avaliou como positiva a experiência. “É maravilhoso poder colocar em prática o que aprendemos nesta formação e levar os conhecimentos adquiridos para nossa comunidade, como  economizar espaço e um bem natural como a água”, declarou. A formação teve a duração de 40 horas e beneficiou estudantes e a população em geral. 

Segundo o coordenador do curso, Josenildo Souza, o projeto vem se aperfeiçoando desde 2001 e foi idealizado para incentivar o jovem a permanecer no campo com a oportunidade de gerar renda utilizando diversas tecnologias ambientais. O Quintal Agroecológico foi testado em Pernambuco, Amazônia e em outros países como a Bolívia e Chile com sucesso.

“O Projeto foi adaptado para a nossa realidade e até agora o resultado tem sido positivo. Por exemplo, aqui usamos filtro biológico com mecânico num sistema de circulação de aquicultura  e  no semiárido seria utilizado o filtro químico. O professor informou que antes da inauguração participou de uma reunião com representantes da Fetag-PI, Banco do Nordeste, Universidade e com o secretário da SDR, Francisco Limma, na qual a entidade e o governo reafirmaram o interesse em desenvolver o projeto em outras cidades e colocar estas tecnologias à disposição da população.

A superintendente Patrícia Vasconcellos, afirmou que os técnicos da SDR estão acompanhando a experiência e apoiando o processo que inicia com a formação dos jovens e culmina com a instalação dos Quintais Agroecológicos. “É um objetivo deliberado pelo secretário Francisco Limma, apoiar esta metodologia para que se torne uma política pública do estado, por meio de um programa estadual que possa subsidiar a criação destes quintais em alguns municípios. Queremos construir uma proposta coletiva envolvendo Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), UFPI, Fetag e SDR, baseada numa prática já existente e com a preparação, para que estes jovens não só executem, mas para que sejam multiplicadores do processo”, concluiu.

No Quintal Ecológico, é possível manter hortas, roças de milho, quiabo, maxixe, feijão, pomares, canteiros de plantas medicinais, fogão solar, galinheiros com rendimento de 36 ovos por dia, além da produção de 1.800 quilos de peixe, nos seis tanques construídos na Fetag.

A experiência mostra ainda, que é viável em 10% de um hectare, uma família ter uma renda superior a seis salários mínimos, usando várias tecnologias integradas e ainda aproveitar o resíduo da piscicultura, que seria poluente, transformado em fertilizante e ser aproveitado como adubo. Segundo a coordenação do projeto, a produção da Unidade Pedagógica da Fetag será utilizada inicialmente no restaurante do Centro de Formação.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: