Governo analisa andamento de obras

ADH Investimento Projeto FGV W.Dias


Governador Wellington Dias.

Governador Wellington Dias. Foto: Marcelo Cardoso

O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (1º), no Salão Azul do Palácio de Karnak, de mais uma reunião com representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que realizam consultoria para monitoramento das obras retomadas e iniciadas no Piauí. Os projetos que recebem a consultoria somam investimentos de mais de R$ 2 bilhões, em mobilidade urbana, saneamento básico e barragens, principalmente.

Também participaram da audiência, os gestores de órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas do Piauí como as secretarias de Estado do Planejamento (Seplan), de Governo (Segov), dos Transportes (Setrans), da Infraestrutura (Seinfra), das Cidades (Secid), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Fundação Estadual de Esportes (Fundespi) e Agespisa.

Dentre os projetos retomados ou iniciados pelo Governo do Estado com o auxílio da consultoria da FGV estão a Adutora do Litoral, cujo sistema de captação foi contratado em maio deste ano; o alargamento da PI-116 no trecho que dá acesso à Pedra do Sal; as vias de acesso ao Residencial Jacinta Andrade, que interligarão a Santa Maria da Codipi ao bairro Mocambinho, na zona Norte da capital; a Vila Olímpica de Parnaíba; Barragem de Milagres e Barragem de Castelo. A Barragem de Tinguis, em estágio avançado de construção, deverá entrar em operação ao final de 2017.

De acordo com o governador Wellington Dias, o trabalho de estudo executado pela FGV é de extrema importância para o Piauí, pois tem a finalidade de resolver problemas que travavam obras e investimentos, que agora contam com os projetos monitorados. “Esses estudos são estrategicamente eficientes para o desenvolvimento do Piauí”, ressalta o chefe do executivo estadual.

Com o trabalho efetuado, a fundação conseguiu estabelecer um diagnóstico preciso dos entraves a serem superados montando um cronograma estratégico de estágios e de riscos. “Com esse trabalho executado pela FGV, podemos fazer a contratação de obras em um modelo que possa ser pago com investimentos”, comenta Wellington.

Outra vantagem no trabalho entre Governo do Estado e a fundação é a ampliação e melhoria da capacidade técnica dos órgãos, com a possibilidade de capacitação dos gestores e técnicos dos órgãos do Estado. O coordenador de Projetos da FGV, Luís Carlos Pinto, ressalta que os técnicos da instituição se reúnem constantemente com servidores das respectivas secretarias para auxiliar na elaboração de projetos, verificar o andamento das obras, avaliar riscos e buscar soluções para as demandas que se apresentam em cada etapa.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: