Política

Governadores vão criar o Consórcio Nordeste

Fórum acontece na próxima quinta-feira (14), em São Luis (MA)

Segunda - 11/03/2019 às 10:03



Foto: CCom Governador Wellington Dias no Fórum de Governadores
Governador Wellington Dias no Fórum de Governadores

O primeiro compromisso do governador Wellington Dias, depois do afastamento de dez dias para uma viagem particular aos Estados Unidos, será a reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, na próxima quinta-feira (14),  no Palácio dos Leões, em São Luís. Durante o Fórum, será assinado o protocolo para a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

O Consórcio Nordeste objetiva otimizar resultados e economizar recursos financeiros, com iniciativas como a compra compartilhada pelos Estados de produtos e dos serviços em diversas áreas, como desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia e inovação, segurança pública, administração prisional e proteção do meio ambiente.

“Vamos ganhar na escala das aquisições governamentais, podemos formatar e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas e também captar recursos em organismos nacionais e internacionais”, diz Rodrigo Maia, procurador-geral do Estado do Maranhão.

Durante o Fórum em São Luís, será feita uma reunião específica para a criação do Consórcio Nordeste.

O encontro em São Luís será o segundo do exercício 2019-2022. O primeiro foi em Brasília, no início de fevereiro, quando foi lançada a Carta dos Governadores do Nordeste, que cobrou uma solução imediata para o déficit de Previdência, sem impedir o acesso dos mais pobres a direitos básicos.

A carta também defendeu a discussão aprofundada sobre segurança pública que envolva combate a facções criminosas, tráfico de armas e explosivos, além de controle maior sobre fronteiras; proposta para o Novo Fundeb; e retomada de assuntos federativos na Câmara e no Senado, como cessão onerosa, bônus de assinatura e securitização das dívidas da União com os Estados.

Fonte: Governo do Maranhão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: