Política

Governadores estão reunidos com Michel Temer

Em pauta, as multas da repatriação, o combate à sonegação e a retomada do crescimento

Terça - 22/11/2016 às 20:11



Foto: Divulgação/PR Reunião de governadores com Michel Temer
Reunião de governadores com Michel Temer

O governador do Piauí, Wellington Dias, adiantou os principais assuntos discutidos durante a reunião do Fórum Permanente de Governadores, na manhã desta terça-feira (22), na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em Brasília. Foi uma reunião preparatória para o encontro com o presidente da República, Michel Temer, quer acontece neste momento no Palácio do Planalto.

Além da antecipação da liberação dos recursos da repatriação para estados e municípios, tema principal da reunião com Michel Temer, os governadores vão propor medidas de austeridade para a retomada do crescimento econômico.

“Há unanimidade de que se deve tomar medidas de austeridades para retomar o crescimento. Temos uma carteira muito grande de obras paralisadas. Temos superavit apenas para bancar a dívida. Com a securitização da dívida, há necessidade de se garantir recursos, buscar alternativas para fazer acontecer essas obras, na área pública ou em parceria com a iniciativa privadas. São 25 mil obras parada, orçadas em R$ 180 bilhões, o que equivale a 3% do PIB, nos 27 estados. Retomar essas obras permite acelerar a economia, fazer rodar essas obras, geraria 1 milhão e meio de empregos. A União tem um trilhão e meio em obras paradas”, revelou o governador do Piauí.

ellington Dias acrescentou que também é preciso abrir alternativas para financiamento do setor privado e público, “inclusive para empréstimos externos, que estão com taxas de juros mais baixas, no máximo 4%, com prazos mais longos, enquanto aqui essa taxa está em 16%. Tem estados como o Piauí e o Tocantins que não estão no programa de ajuste fiscal porque não tem dívidas com a União”.

O combate a sonegação fiscal também está na pauta. São R$ 500 bilhões por ano de sonegação por ano. ”Precisamos adotar medidas para fechar à porta para sonegação fiscal”.

obre a reunião com Michel Temer, Wellington Dias adiantou que os 22 governadores vão ouvir mais que falar. “Vamos aqui mais ouvir. Ouvir sobre a multa da repatriação. Ele (Temer) confirma que não vai esperar pelo resultado do Supremo, vai se antecipar reconhecendo o direito de partilhar com estados e municípios. Nós esperamos uma resposta positiva. Nós acreditamos no resultado do Supremo. Se tivermos uma decisão aqui é um grande gesto, porque antecipa, porque não deixa ficar num cronograma, que a gente não tem a definição para quando, do Judiciário”.

Os governadores vão insistir na necessidade da retomada do crescimento.  “Vamos estar aqui apresentando ao governo de que nós queremos o Governo Federal tratando de alternativas para crescimento do Brasil. Até aqui nós tratamos de medidas para cortes, medidas que ajudam na austeridade, no controle dos gastos, mas que também ajuda na manutenção da recessão. Qual é a alternativa para fazer o Brasil crescer? Para retomar os investimentos na produção. Muitas vezes os investimentos privados dependem dos investimentos públicos [...] O que nós queremos aqui é o que está na lei. A lei assegura que quem tem dívida mais baixa e capacidade de pagamento possam tomar (empréstimos). Pelo menos 21 estados poderiam tomar empréstimos externos, mas estão travados por. A União quebra o pacto federativo e nos impede de acessar (financiamentos) com base num regramento feito por técnicos do tesouro? Não é só esse o caminho, mas é um caminho para a retomado do crescimento.

Participam da reunião com Michel Temer, os governadores do Acre, Tião Viana;  Amazonas, José Melo; Ceará, Camilo Santana; Goiás, Marconi Perillo; Mato Grosso, Pedro Taques; Minas Gerais, Fernando Pimentel; Pará, Simão Jatene; Paraíba, Ricardo Coutinho; Pernambuco, Paulo Câmara; Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; Rio Grande do Sul, Ivo Sartori; Roraima, Suely Campos; Santa Catarina, Raimundo Colombo; São Paulo, Geraldo Alckmin; Sergipe, Jackson Barreto; de Tocantins, Marcelo Miranda. Amapá, Maranhão e Mato Grosso do Sul estão representados pelos vice-governadores, Papaléo Paes, Carlos Brandão e Rose Modesto, respectivamente. O Espírito Santo enviou o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Ferreira, como seu representante na audiência. 

Fonte: Ordem do Dia/Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: