Geral

Governadores do Nordeste se reúnem em Teresina

Três importantes pautas irão conduzir o IV Encontro de Governadores do Nordeste que acontece em Ter

Quarta - 15/07/2015 às 11:07



Foto: Meio Norte Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias
Três importantes pautas irão conduzir o IV Encontro de Governadores do Nordeste que acontece amanhã (17), em Teresina. O evento vai colocar em debate assuntos relacionados à Previdência Social, Segurança Pública, Ciência e Tecnologia. Os ministros das respectivas áreas, Carlos Eduardo Gabas, José Eduardo Cardozo e Aldo Rebelo, respectivamente, estarão presentes para ouvir as demandas dos estados nordestinos. O governador Wellington Dias será o anfitrião do evento que começa às 8h, no Gran Hotel Arrey.

No dia 16, o evento terá uma reunião preparatória com secretários de governo. A intenção é realizar uma discussão prévia dos temas propostos a fim de agilizar a condução dos trabalhos no dia seguinte. O encontro deve tratar de assuntos específicos de cada um dos estados do Nordeste. O objetivo é criar um ambiente de debate sobre o presente e o futuro da região dentro de uma perspectiva integradora com o país.

"Teremos um importante debate sobre a Previdência Social. No Piauí, há o grande desafio de manter em equilíbrio a folha de pagamento de aposentados e pensionistas. Vamos ouvir como os outros estados estão trabalhando e, quem sabe, encontrar uma alternativa com o Governo Federal", explicou o governador Wellington Dias.

Para o secretário de Governo, Merlong Solano, a Previdência Social é um dos assuntos mais importantes. “A previdência é hoje um gargalo de grande relevância pelo enorme volume de recursos que absorve e que, uma vez equacionada, ajudaria a resolver os problemas em outras áreas estratégicas como a da Segurança que também está na pauta”, avaliou.

Solano acrescenta que o diálogo entre os governadores e o ministro da Justiça poderá aplainar os caminhos no sentido de um melhor aproveitamento dos recursos federais que existem para a área da Segurança. “O Estado precisa contratar homens e mulheres, mas não há como realizar concurso público para recompor os quadros da Polícia Militar uma vez que as contas estão no seu limite”, argumentou.

Durante o fórum, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fará a apresentação do programa “Brasil Mais Seguro”. Lançado em junho de 2012 pelo Governo Federal, o programa tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade por meio da atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública, de forma articulada com o sistema de justiça criminal.

O programa deve ser adotado no Piauí. “Trata-se de um comitê integrado de Segurança com todas as forças, inteligências e recursos humanos dos governos Federal e Estadual. Pode contar ainda com a participação do Judiciário, do Ministério Público, Defensoria e dos Conselhos Comunitários. Com isso, podemos vencer a guerra contra a violência, reduzindo assaltos, furtos e homicídios”, destacou o governador Wellington Dias. 

Fonte: CCom/Aline Medeiros

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: