Geral

Governadores do Nordeste discute pauta de desenvolvimento regional

Governador W.Dias Piauí Nordeste Encontro Governadores

Sábado - 09/05/2015 às 23:05



Discutir a pauta prioritária do Nordeste. É esse o objetivo do 3º Encontro de Governadores do Nordeste, que é realizado no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte, com a participação do governador do Piauí, Wellington Dias. Também participam do evento os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e das Relações Institucionais, Mangabeira Unger, além dos governadores Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Rui Costa (Bahia), Jackson Barreto (Sergipe), Renan Filho (Alagoas), Paulo Câmara (Pernambuco), Ricardo Coutinho (Paraíba), Camilo Santana (Ceará) e o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

De acordo com o governador Wellington Dias, esse evento é de grande importância, pois coloca o Nordeste na pauta das discussões. “O Encontro de Governadores do Nordeste é um momento de discutirmos a pauta de cada um dos estados, colocando as suas prioridades. Ao mesmo tempo, tem uma pauta conjunta sobre a promoção do desenvolvimento de toda uma região. E isso é muito importante”, destacou.

Dentre os pontos discutidos no terceiro encontro de governadores está o programa de ajuste fiscal, criação de um fundo de investimentos e a abertura de novos créditos para o Nordeste foram os pontos principais.

Durante a apresentação do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que fez uma análise da economia brasileira no contexto atual, foi destacada a importância de programas federais desenvolvidos nos últimos anos, a exemplo do Bolsa Família, as medidas para ampliação do ensino, por exemplo, que transformou vidas. Levy garantiu a liberação de contratos que estão em andamento e que estavam travados; assegurou analisar novos contratos de financiamentos e uma carteira de projetos combinados o setor público e o privado, envolvendo pequenos, médios e grandes para que o Nordeste venha a ter um potencial de desenvolvimento maior.

Na visão do governador Wellington Dias, o ministro Joaquim Levy sabe que o Estado do Piauí foi sempre um dos mais atrasados. Mas nesse século foi o que mais cresceu proporcionalmente a partir da renda firme, não só com programas sociais. “O Piauí cresceu com investimento no campo e na cidade, comércio atacadista e varejista, energias eólicas vinculadas à biomassa, a mineração. Ou seja, há um conjunto de investimentos que estão alavancando o crescimento”, destacou.

Em conversa com o ministro, Wellington Dias aproveitou para falar que o Piauí tem as condições de, nos próximos 4 anos, ter cerca de R$ 30 a 40 bilhões em investimentos novos. Para tal, basta o poder público fazer a sua parte. “Por isso pedi que tivessem continuidade as obras em andamento, apoio para as Parcerias Público Privadas e mais crédito para o Estado para que a gente possa fazer a nossa parte”, reforçou.

Desenvolvimento do Nordeste

Como parte da programação do Encontro de Governadores, o ministro das relações institucionais da Presidência da República, Mangabeira Unger, proferiu palestra "O novo modelo de desenvolvimento regional e o Federalismo Cooperativo", que ressalta a necessidade de se pensar e construir um novo modelo de desenvolvimento baseado na democratização de atividades econômicas e sociais.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: