Política Nacional

Governadores defendem a criação do Sistema Nacional de Segurança para combater o narcotráfico

O sistema integraria todos os estados e o Distrito Federal com um banco único de dados

Sexta - 27/10/2017 às 21:10



Foto: Aarão Prado/Secom Encontro de Governadores do Brasil em Rio Branco, no Acre
Encontro de Governadores do Brasil em Rio Branco, no Acre

A criação de um Sistema Nacional de Segurança de combate ao narcotráfico foi a principal proposta apresentada durante o Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, em Rio Branco, no Acre. A criação de um fundo para financiar as medidas propostas no Sistema Nacional de Segurança Pública também foi colocada, mas os valores não foram definidos.

Presentes os governadores do Piauí, Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Roraima, Rondônia, Maranhão, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul) e representantes do Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além dos ministros da Defesa, Justiça, Gabinete de Segurança Institucional, Relações Exteriores e do embaixador da Alemanha, Georg Witschel.

O sistema integraria todos os estados e o Distrito Federal com um banco único de dados contendo informações do Judiciário, polícias investigativas, Institutos de Administração Penitenciária e Polícia Militar, englobando também a Agência Brasileira de Inteligência, além da Polícia Federais e Departamento Nacional de Trânsito (Detran) para definições de ações específicas de combate ao narcotráfico.

O ministro da Defesa, Raul Jungman, fez um discurso político. considerando o encontro uma demonstração da importância que tem a política para o país. “Inclusive, política se faz sob diferenças. Tenho aqui ao lado um governador que é do principal partido de oposição, e, ao lado dele, quatro ministros do governo Temer. Diferenças não significam impossibilidades, sobretudo quando há necessidades, que aqui está referida ao direito à vida”.

O presidente da República, Michel Temer, por carta, lamentou a ausência dele no encontro. “Apresento meus cumprimentos aos Senhores Governadores hoje reunidos em Rio Branco para tratar da questão da segurança pública. Lamento não poder estar presente, como era minha intenção. Não tenham dúvida: a mesma coragem, a mesma determinação e a mesma energia com que vencemos a recessão, estamos colocando no combate ao crime organizado".

"No âmbito da União, é absoluto o empenho das polícias Federal e Rodoviária Federal, das Forças Armadas, dos órgãos de inteligência e de todas as agências com responsabilidade sobre a matéria. Nosso propósito é conferir maior integração e efetividade às ações da União em todo o território nacional, sem descuidar dos aspectos de desenvolvimento social", acrescentou.

Fonte: Agências

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: