Governador Wilson Marttins faz nova cirurgia de rim em SP

governador operação rim SP


O governador Wilson Martins inaugurou nesta sexta-feira (03) a rodovia PI 217, trecho que liga os municípios de São Francisco do Piauí e São José do P

O governador Wilson Martins inaugurou nesta sexta-feira (03) a rodovia PI 217, trecho que liga os municípios de São Francisco do Piauí e São José do P Foto: CCom

O governador Wilson Martins realizou neste final de semana, em São Paulo, uma nova cirurgia para retirada de um cisto no rim – desta vez, no rim esquerdo. O procedimento cirúrgico era uma possibilidade considerada desde a primeira cirurgia, no final de 2010, quando Wilson retirou um tumor no rim direito.



A data da cirurgia foi definida pelo próprio governador Wilson Martins. Conforme informação da Coordenadoria de Comunicação do Estado, este é um procedimento que poderia ser feito agora, em junho, julho, ou no final do ano. Mas o governador disse que preferia fazer logo. Wilson aproveitou que passaria o aniversário da deputada Lilian Martins (anteontem) com os filhos, em São Paulo, para realizar a cirurgia. Além disso, ele quis aproveitar o período de carnaval para descansar, não interrompendo o trabalho de governo.



A cirurgia foi no Hospital Sírio Libanês, sob a responsabilidade do médico Miguel Srougi, o mesmo que fez a operação anterior. Conforme informação da Coordenadoria de Comunicação, o procedimento foi tranqüilo. Em São Paulo, Wilson está em companhia da esposa, a deputada Lilian Martins, e dos filhos Raphael e Victor.

A cirurgia agora realizada estava programada desde novembro, quando o governado fez uma avaliação geral. A intenção é evitar o crescimento do cisto e posterior complicação.



Histórico

No dia 18 de dezembro de 2010, o governador Wilson Martins foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no rim direito, com cerca de 2 centímetros. Conforme explicou o próprio governador à época, era um tumor cancerígeno, que se desenvolveu de forma exocística (para fora do rim), com grau 1 de gravidade (nível mais baixo de gravidade).



O tumor estava encapsulado e foi encontrado em exame de rotina realizado pelo governador. Nestes 14 meses, Wilson Martins tem realizado acompanhamento rigoroso do quadro de saúde, com visita sistemática ao urologista Miguel Srougi, que realizou as duas cirurgias.



A cirurgia realizada neste final de semana visou retirar um pequeno cisto – menor que o retirado no final de 2010. Conforme informações da coordenadoria de Comunicação, tinha caráter preventivo, já que o cisto apresentava pequena dimensão e quadro que indica encapsulamento.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: