Geral

Governador Wellington Dias reforça importância de valorizar a cultura

Declaração Centro de Teresina Piauí Clube dos Diários Obra

Quinta - 21/01/2016 às 21:01



Foto: Marcelo Cardoso Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias
Um dos principais espaços culturais do Piauí, o Clube dos Diários, localizado no Complexo Cultural da Praça Pedro II, Centro de Teresina, foi completamente restaurado. O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), destinou cerca de R$ 836 mil à reforma de todo o complexo, especialmente na restauração do piso e impermeabilização do telhado. A obra se estende ao Theatro 4 de Setembro e espaço Osório Júnior, com previsão de entrega para março.

O espaço foi reaberto nesta quinta-feira (21) e contou com a presença do governador Wellington Dias. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual autorizou à Secult a destinar R$ 300 mil para finalizar um documentário sobre a vida e obra do poeta piauiense Torquato Neto. Wellington destacou a importância de valorizar a cultura piauiense com o resgate das tradições histórico-culturais

O governador afirmou que a Secult deve buscar parcerias com a Secretaria da Educação (Seduc) para resgatar os pontos de cultura nas escolas e com a Secretaria do Turismo (Setur) e iniciativa privada, para montar uma programação cultural anual. “É importante resgatar a cultura nos municípios, como o Festival da Rabeca, a Banda de Pífanos e tradições históricas como as festas folclóricas e o reisado”, lembra Dias.

Segundo o secretário da Cultura, Fábio Novo, há 20 anos o Clube dos Diários não passava por uma restauração desse porte.( Foto: Marcelo Cardoso)Segundo o secretário da Cultura, Fábio Novo, há 20 anos o Clube dos Diários não passava por uma restauração desse porte. “Aqui temos detalhes que recontam a história da casa e que estão presentes do forro ao piso. Trata-se de um prédio centenário que exige um trabalho minucioso e artesanal de restauração", informou o gestor, acrescentando que o trabalho entregue é de responsabilidade do restaurador e escultor Mestre Dico.

O secretário afirmou que a Sala Torquato Neto agora funcionará como teatro, mantendo sua capacidade para 130 lugares, ganhou carpete, forro acústico, novos camarins e banheiros, além da climatização. O Clube ganhou iluminação externa de led que, durante a noite, ajuda a realçar a beleza dos seus traços arquitetônicos. A iluminação interna também foi toda reposta, tanto na galeria como no Teatro Torquato Neto.

Lari Sales, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Piauí (Sated-PI), declarou que a entrega de um novo Clube dos Diários é um feito a se comemorar. A atriz piauiense relembrou as festas que eram realizadas no Clube dos Diários. “Muitas coisas boas ainda estão por vir. A população tem que valorizar a arte e se apropriar dos espaços destinados à cultura”, reforçou Lari Sales.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: