Governador Wellington Dias faz balanço de viagem à Europa e fala sobre

Empresas W.Dias Europa Balanço Piauí


Governador Wellington Dias

Governador Wellington Dias Foto: g1/pi

De volta ao Piauí, depois de passar oito dias cumprindo agenda de trabalho na Europa, o governador Wellington Dias fez um balanço da viagem, em que garantiu investimentos para expandir a prospecção de energia solar no estado e recursos para a produção de alimentos. Em solenidade de retomada de cargo, nesta quinta-feira (17), no Palácio de Karnak, o chefe do executivo estadual explicou que a viagem se deu para tratar com empresas interessadas em investir no estado.

Wellington informou que o diálogo com investidores foi proveitoso. “Tivemos sucesso na concretização dos objetivos da viagem. Conseguimos garantir investimentos na área de energia solar, com a maior empresa do mundo no setor, que é a Eneel Green Power, que tem investimentos nos Estados Unidos e Europa”, destacou o governador. A empresa, que deve investir R$ 1,5 milhão no Piauí, vai iniciar suas atividades em março na região de São João do Piauí e Brejo do Piauí.

O governador afirmou que outra empresa, a Meyer Burger, deve investir cerca de R$ 400 milhões na região de Paulistana, com a instalação de uma fábrica de placas de captação de energia solar no município.

O chefe do executivo do estado declarou que teve um encontro com a FAO e com o Banco Interamericano, em que discutiu os parâmetros para dois contratos, de 100 milhões de euros cada um. Os acordos serão voltados para a área das mudanças climáticas com produção de alimentos com os pequenos produtores. “Este acerto vai permitir trabalhar pequenas barragens em 16 rios em todo o estado, especialmente no Semiárido piauiense, recuperando matas ciliares, gerando emprego e renda e garantindo recarga para o lençol freático”, explicou Wellington, acrescentando que em fevereiro, será realizada uma reunião para o fechamento do acordo.

Orçamento 2016

Durante a solenidade, Wellington Dias também tratou da aprovação do orçamento para 2016, cujo reajuste foi fechado em 9,7% a mais do que o do exercício de 2015. Wellington admitiu que o orçamento aprovado está acima do índice proposto pelo Governo e que será um desafio aprovar um orçamento que dê sustentabilidade às despesas de cada um dos poderes e ainda ter condições de fazer investimentos.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: