Educação

Governador W.Dias visita Acadepen e autoriza novos cursos de formação profissional

Mais de 500 profissionais já foram capacitados na Acadepen e cerca de 20 cursos de pequena e média duração foram ofertados

Sexta - 07/04/2017 às 16:04



Foto: Jorge Henrique Bastos/PK/CCom Wellington Dias expõe as razões dos Estados
Wellington Dias expõe as razões dos Estados

O governador Wellington Dias visitou, nesta sexta-feira (07), a sede da Academia de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O Governo do Estado celebra a parceria entre a Acadepen e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que está sendo ampliada para proporcionar mais cursos de qualificação aos profissionais do sistema prisional do Piauí.

Mais de 500 profissionais já foram capacitados na Acadepen e cerca de 20 cursos de pequena e média duração foram ofertados, além da pós-graduação lato sensu em Gestão Prisional, que é a primeira do país. Agora, a novidade é o curso de extensão em Gestão e Operação do Sistema Penitenciário para agentes penitenciários, que permite ao profissional a sua promoção por merecimento.

“Temos um trabalho inovador e iremos ampliar para outras áreas. Acredito muito no poder da educação e da formação como um instrumento para a qualidade dos serviços que o estado presta e vamos garantir essa excelência e segurança na área do sistema penitenciário com o que há de mais atualizado no mercado”, destacou Wellington Dias.

Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, a formação penitenciária significa valorização do servidor e o compromisso do governo com a prestação de um melhor serviço público. “São cursos que preparam o profissional para servir a população com qualidade, quer seja na parte técnica científica ou na parte operacional, além de permitir a sua ascensão funcional. Esse é só o começo, vamos continuar avançando”, pontuou.

Segundo o diretor da Acadepen, Jacinto Teles, a assinatura do decreto traz outras duas grandes vitórias: o Núcleo de Pesquisa de Extensão e a ocupação do cargo de diretor da Acadepen por profissionais de carreira penitenciária. “Tudo isso acarreta na valorização profissional, resultado dessa política de modernização do sistema penitenciário que o governo está implementando”, ressaltou.

Durante a solenidade, Wellington assinou o decreto que institui o regimento interno da Acadepen, homologou o termo de cooperação para a realização do curso de extensão em Gestão e Operação do Sistema Penitenciário, homologou projetos pedagógicos dos cursos de Escolta de Alto Risco no Sistema Prisional e de Respostas Defensivas Prisionais. 

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: