Geral

Governador W.Dias prestigia Festival da Cajuína

O evento reúne produtores de todo o Estado colocando à disposição do público bebida genuinamente piauiense

Sábado - 26/08/2017 às 14:08



Foto: Governador visita V Festival de Cajuína Francisco Gilásio
Francisco Gilásio

O governador Wellington Dias visitou na sexta-feira  (25), a 5ª edição do Festival da Cajuína que está acontecendo no Shopping Riverside. Uma realização da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi) com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria de Estado da Cultura. O evento reúne produtores de todo o Estado colocando à disposição do público bebida genuinamente piauiense que é Patrimônio Imaterial, além de uma diversidade de produtos feitos à base do caju.

A programação do evento  inclui apresentações culturais, palestras, cursos e oficinas realizados com apoio de órgãos e instituições como Sebrae, Senac e Emater. Entre os temas abordando estão: cajuína sem gelatina, produção de licor, delícias do caju e produção de mudas.

O presidente da Câmara Setorial da Cajucultura, Lenildo Lima, ressaltou a importância deste evento, pois ajuda a difundir a qualidade do produto, atraindo um maior número de pessoas que passam a ser consumidores frequentes do produto, além de trazer o produtor para se capacitar.

“O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental. Temos mais de 3mil pessoas produzindo cajuína no Piauí, dessas temos 2.700 na agricultura familiar. E isso vem mudando as vida dessas pessoas. O ano passado tivemos uma produção de mais de   de garrafas de Cajuína e a expectativa é que com as chuvas possamos bater recorde esse ano", diz com entusiasmo.

Para Wellington Dias, o Festival da Cajuína é um sucesso por que “mistura essa saborosa bebida com cultura e com desenvolvimento. Fico feliz em ver a presença de tantos produtores. Aqui temos um trabalho da Cajuespi e de entidades como a Emater e a Fapepi que congregam e trabalham desde pesquisa a produção de muda. Esse é um evento que tem evoluído, cada vez com mais produtos”, ressaltou o chefe do executivo estadual.

O secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, destacou o sucesso do trabalho realizado pela câmara setorial e dos órgãos e empresas privadas envolvidos neste evento e em outras ações, com objetivo principal de impulsionar a produção de caju no estado. “A câmara setorial de cajucultura do Piauí faz o diferencial na 5° edição do evento, oferecendo conhecimento e novas técnicas. Todos os envolvidos nesse evento estão de parabéns, pois estamos fazendo um evento com maior diversidade de produtos, participação de produtores e capacitação nas áreas de gastronomia, produção de cajuína e manejo de mudas”, disse o gestor.

Produzindo Cajuína desde 2003 e empregando diretamente 12 pessoas, a produtora Maria José, falou da importância do evento para a divulgação do produto. “O Festival é excelente para divulgar o produto. Ainda tem muita gente que não conhece e que não é incentivado experimentar a Cajuína. Aqui no evento as pessoas provam e adoram. Estamos contentes com mais edição deste evento e também com uma ótima expectativa para a produção de 2017. Será uma produção como não tínhamos há 10 anos”, comentou.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: