Ciência & Tecnologia

Governador W.Dias inaugura novo Data Center do Estado

O espaço conta com sala-cofre equipe técnica para monitoramento de sistemas e aplicações do Governo do Piauí.

Segunda - 16/10/2017 às 16:10



Foto: João Albert Data Center
Data Center

Na manhã desta segunda-feira (16), o governador Wellington Dias entregou à população o novo Data Center Nelson Alves Souza, instalado no prédio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), no Centro Administrativo, zona Sul de Teresina. O ambiente tecnológico conta com uma sala-cofre imune a incêndio, arrombamento, umidades excessivas, inundação e conta ainda com um Centro de Monitoramento e Operações.

Em sua fala, Wellington Dias comentou sobre os investimentos na área de Tecnologia da Informação. “O Piauí, já ao longo dos últimos 15 anos, investiu aproximadamente 80 milhões de reais nessa área e aqui, hoje, nós estamos entregando mais investimentos que permitem integrar as diversas secretarias, autarquias, empresas do estado e com muita segurança. Segurança à prova de incêndio, segurança devido à falta de energia, contando com uma equipe técnica muito qualificada”, comentou.

Uma equipe técnica monitora os serviços digitais prestados à população, gerenciando crises e operações de sustentação da rede de dados do Governo e ainda das aplicações do estado. A inauguração desse ambiente tecnológico representa, segundo o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, um passo importante na criação de infraestrutura de tecnologia para o estado.

“Já temos um [data center] que funciona na antiga sede da ATI e agora temos esse mais moderno, mais robusto, mais seguro e com uma característica de aglomerar vários órgãos, vários equipamentos, não só do poder executivo, mas também de outros poderes que ficam hospedados no estado gerando economia, melhor desempenho e naturalmente ofertando melhores serviços para todos os cidadãos”, disse.

Homenagem

Nelson Alves Souza (in memorian), que dá nome ao data center, foi um ex-servidor público com passagem pelo Banco do Estado e Prodepi (órgão anterior à ATI). Lembrado e homenageado durante a solenidade de inauguração do espaço, com direito a discurso da esposa, dona Angélica Souza. Nelson ajudou a desenvolver e instalar redes e sistemas nos órgãos por onde passou durante o serviço público. 

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: