Governador visita teatro e entrega CEEP em Parnaíba

Obras foram realizadas com recursos próprios do Estado.


Foto

Foto Foto: Francisco Gilásio

O governador Wellington Dias esteve em Parnaíba, nessa quarta-feira (28), onde visitou duas importantes obras  construídas com recursos do Tesouro Estadual. Acompanhado dos gestores das pastas de Educação, Rejane Dias, e de Cultura, Fábio Novo, Dias inaugurou o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Ministro Petrônio Portela e visitou o já entregue Teatro Saraiva.

Orçado no valor de R$ 1,2 milhão e com 305 lugares, o Teatro Saraiva conta  com Hall para exposições, elevador, salas de oficina e de dança.

O governador considera a nova estrutura um espaço de fomento para artistas de outras regiões do estado. “Temos cerca de 32 grandes eventos culturais e turísticos do estado. Devemos permitir que os vencedores desses eventos participem dos demais eventos e se apresentem nos centros culturais das cidades. Quem ganha é o artista, o Piauí. Ganha quem gosta de cultura”, pontuou.

Parnaíba já é palco do projeto Seis e Meia e no próximo mês recebe espetáculo com a atriz Solange Couto, que tem 26 novelas em seu currículo.

“Parnaíba agora tem uma grande estrutura para receber grandes espetáculos e para contribuir com a profissionalização dos artistas da cidade. Em maio vem a segunda edição do projeto Seis e Meia. É uma nova história sendo feita aqui na cultura de Parnaíba”, informou o secretário Fábio Novo.

Teatro Saraiva

Centro profissionalizante

Com recursos próprios na ordem de R$ 1.971.746,55 para a CEEP Ministro Petrônio Portela , a Secretaria de Educação investiu na reforma de nove laboratórios, construção de guarita, restauração das instalações elétricas e hidráulicas.

A unidade atende mais de mil alunos nos três turnos ofertando o ensino médio profissionalizante, o Proeja e o Pronatec.

“Esse tipo de centro educacional é uma base para a formação de toda essa região que tem vocação para muitas áreas, como o turismo e o empreendedorismo. Com esse nova base de educação somada às já existentes, teremos mais pessoas qualificadas capacitadas para trabalhar como empregados ou como empregadoras”, assinalou Dias. 

A secretária Rejane Dias destaca o potencial regional do centro educacional para toda a região. “É uma escola que fica a qualificação da mão-de-obra dos nossos jovens, não só de Parnaíba como de toda a região. São muitos e diversificados cursos que se conciliam com o desenvolvimento da região e que trabalharão de forma conjunta com o Instituto Federal de Educação”. 

O CEEP oferta os cursos técnicos em Enfermagem, Análises Clínicas, Informática, Agente Comunitário de Saúde, Nutrição, Eventos, Hospedagem Restaurante e Bar. Na modalidade Proeja a escola oferece os cursos de Segurança do Trabalho e Agente Comunitário de Saúde.

A estudante do terceiro ano do CEEP de Parnaíba, Ana Lúcia, comemora a nova estrutura. “Estou gostando muito, ainda mais com essa nova estrutura. Antes nós não tínhamos condições de garantir a qualidade de ensino, porque não tínhamos os laboratórios e os utensílios, mas agora temos”. 

Outras obras

Dias comentou sobre o atraso no repasse do empréstimo que garante os recursos para a conclusão da Ponte Simplicio Dias e do Porto de Luís Correia e garantiu a prioridade da continuidade das obras assim que os recursos forem totalmente liberados.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: