Governador visita e garante conclusão das obras da Defensoria

Wellington Dias foi recebido pela defensora pública geral, Hildeth Evangelista


Visita às obras da Defensoria Pública do Estado

Visita às obras da Defensoria Pública do Estado Foto: Francisco Leal/CCOm

O governador Wellington Dias visitou na manhã nesta terça-feira (5), as obras do Núcleo Central da Defensoria Pública, localizado na rua Nogueira Tapety, 138, no Bairro Noivos. O governador foi recebido pela defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes e pelos diretores da instituição.

Antes de conhecer a obra, o governador assistiu a uma apresentação de vídeo, com a maquete eletrônica do prédio, cuja reforma possibilitará adequar devidamente as instalações ao atendimento, cada vez maior, das pessoas que procuram pelos serviços da Instituição e que poderão contar,em breve, com uma estrutura que permitirá melhor acolhimento aos usuários, assim como melhores condições de trabalho para defensoras e defensores públicos, servidores, colaboradores e estagiários.

A obra, orçada em R$ 3.762.103,28, provenientes de recursos próprios da Lei Orçamentária Anual 2018, está sendo executada pela Construtora Saga Engenharia, que tem como engenheiro responsável, Lucas Germano da Silveira. O projeto arquitetônico é de autoria do arquiteto e urbanista Dario Bastos Fortes Rego, que é assessor técnico da Defensoria Pública.

“Estamos aqui, com toda a equipe da Defensoria, em uma obra na qual destaco a coragem da mulher. Dra. Hildeth Evangelista, ainda quando estava pleiteando a condição de ser defensora pública geral, apresentou a seus pares e a mim o desejo, esse sonho, de poder fazer um investimento na sede da Defensoria. Durante esse período, teve que improvisar em várias áreas, para viabiliza essa obra que ao final, com todos os equipamentos, vai ficar em torno de R$ 10 milhões. E mais importante, hoje vemos a reforma em pleno andamento, em condições de até o mês de setembro ficar pronta e quero registrar nosso empenho, mesmo em um momento de grandes dificuldades, em viabilizar a conclusão desta obra, possibilitar as condições para equipar e o reconhecimento desse trabalho da Dra. Hildeth Evangelista e de todos que, com ela, partilharam esse trabalho. Sei a importância que isso tem para o usuário, milhares de pessoas que no dia a dia, nas Comarcas do interior do Estado e também em Teresina, buscam o atendimento da Defensoria Pública”, disse o governador.  

Wellington Dias aproveitou o momento para solicitar à Defensoria Pública que continue a manter o seu olhar apurado frente a qualquer injustiça social, entre as quais as oriundas de cortes de benefícios, como o Bolsa Família.  “Foi anunciado que haverá corte geral, em uma linha de redução de despesas e tenho sustentado que é necessário um grande cuidado com setores que dizem respeito a áreas sociais muito relevantes, o Bolsa Família é uma delas.  Em 2016, ocorreu um corte gigante e, no final, eram apenas 5% que apresentavam problema. Então primeiro cortam, para só depois verificarem a irregularidade. Há por isso a necessidade desse acompanhamento e esse é o papel que a Defensoria Pública tem exercido, com muita firmeza, na proteção especialmente dos mais pobres”, destacou.  

Por fim, o governador resaltou o relevante papel exercido pelos defensores públicos na busca por uma sociedade mais justa. "O defensor é o advogado das pessoas que não têm condições de ter um advogado, então são profissionais muito qualificados, que se colocam à disposição, seja para garantir um direito numa situação em que muitas vezes a pessoa é injustiçada, uma aposentadoria, Bolsa Família, separação judicial, abandono de idoso ou deficiente. É o advogado de quem mais precisa. A Defensoria tem um papel destacado no estado do Piauí, nessa busca da qualidade de vida”, destacou o Welligton Dias.

Hildeth Evangelista aproveitou o momento para agradecer a disponibilidade e sensibilidade do governador para com a causa da Defensoria Pública. “No nosso Núcleo Central, no qual estávamos instalados há mais de 20 anos, que havia sido uma loja de departamentos, não tínhamos condições de prestar um atendimento humanizado. Com essa reforma que garantirá maior aproveitamento dos espaços, ambiente climatizado, acessibilidade, entendemos que poderemos concretizar o acesso à Justiça com condições mais adequadas de trabalho, acolhimento e conforto para todos que atuam, assim como para os que procuram nossos serviços. Estamos presentes em apenas 31 das 65 Comarcas, suprindo espaços com a Defensoria Itinerante ou por meio de substituição por acumulação, mas uma coisa é certeza, temos a consciência de que onde a Defensoria está, fazemos a diferença. Porque somos um instrumento de transformação social”, destacou.

Hildeth Evangelista também resaltou na necessidade  de crescimento da Defensoria para que possa aumentar o alcance em seu atendimento. “Por isso mostramos ao governador, que já é sensível, um defensor nato das atividades da Defensoria, que precisamos desse olhar diferenciado, que nos  possibilite um melhor crescimento, com a realização de concurso, para membros e servidores, um orçamento compatível, para que possamos atender  exatamente essa população de baixa renda, que não tem ninguém que fale por ela,  são pessoas muitas vezes sem alfabetização, sem registro ou acesso a programas sociais, como no caso do Bolsa Família, para o qual sempre percebemos a sensibilidade do governador  e temos atuado firmemente, tanto na capital como por meio das Defensorias Regionais. Quanto a essa obra que hoje apresentamos ao governador é importante destacar que, para a Defensoria é a realização de um sonho. Todos estamos muito felizes’, afirmou.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: