Geral

Governador visita municípios e autoriza obras no norte do Piauí

A cidade de Pedro II localizado ao norte do estado recebeu com festa nesta sexta-feira (08), o gove

Sábado - 09/04/2016 às 13:04



Foto: Marcelo Cardoso Governador Wellington Dias.
Governador Wellington Dias.
A cidade de Pedro II localizado ao norte do estado recebeu com festa nesta sexta-feira (08), o governador Wellington Dias e comitiva. Durante a visita o gestor inaugurou obras de pavimentação asfáltica e calçamento, e através da Secretaria de Cidades autorizou a 2°etapa da pavimentação poliédrica de ruas do município.


“Aqui em parceria com a prefeitura, nós estamos trabalhando calçamento, asfaltamento urbano e aqui agora foi autorizado com o Ministério obra que resolve da Integração a contratação para resolver a questão de abastecimento de água. Quando passava pelo açude da Joana a gente via ali a necessidade do assoreamento. Não posso negar que esperava nesse inverno ter o riacho cheio e não está cheio, então isso requer um trabalho inclusive ampliando a bateria de poços inclusive para viabilizar a segurança no abastecimento de água de Pedro II e claro outros investimentos que vamos prosseguir na segurança, saúde e aqui já fizemos obra na área de trânsito da qualificação profissional, do programa compra direta de alimentos e o município faz outros investimentos em muitas áreas e o que queremos é de um lado, qualidade de vida e de outro desenvolvimento e viemos aqui comemorar”, afirmou Dias.


Outra ação de destaque realizada pelo Governo do Estado no município de Pedro II, em parceria com o Ministério das Comunicações, foi à autorização da ordem de serviço para a implantação do Programa Cidades Digitais, que visa conectar com fibra ótica todas as repartições públicas municipais, escolas e postos de saúde de cada cidade.


De acordo com o ministro das Comunicações, André Figueiredo, essa é uma forma de fortalecer cada vez mais os laços entre o Ministério das Comunicações e o Governo do Estado do Piauí. “O governador Wellington Dias esteve conosco e tem uma grande preocupação em acelerar o processo de interligação entre os municípios com rede de fibra ótica, e estamos aqui na cidade de Pedro II assinando a ordem de serviço do programa chamado cidades digitais que tem o objetivo de conectar com fibra todas as repartições públicas municipais, escolas e postos de saúde, então, nós temos aí uma proximidade muito grande e o governador pediu uma priorização para a gente olhar para a região sul do estado de modo a levarmos fibra ótica e consequentemente internet mais rápida para essa região” disse André Figueiredo.


Inicialmente o Programa Cidade Digital está pronto em três municípios piauienses, Regeneração, São José do Divino e Inhuma, e vai se expandir para mais 14 municípios do estado. A meta é que até o final do ano de 2018, 70% dos municípios brasileiros que corresponde a 95% da população estejam com fibra ótica.


Ainda na região, o governador Wellington Dias visitou o município de Milton Brandão, onde anunciou junto com a secretária de educação do estado, a autorização da construção da quadra poliesportiva da Unidade Escolar Maria de Lourdes Brandão a ser realizado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


“Quando cheguei aqui fiquei admirada com o trabalho realizado nessa escola, vi que aqui possui uma grande equipe e quero aqui dizer que temos 235 alunos no Ensino Médio, e quero implantar aqui um laboratório de informática e melhorar os aparelhos, diante que informática é fundamental nos dias de hoje. Isso faz parte do nosso plano de educação e queremos implantar também outros laboratórios, como laboratório de ciências e dizer também que queremos e podemos ampliar o número de alunos, pois tem pessoas no estado do Piauí que precisam voltar para a escola e temos que criar condições para essas pessoas voltarem. O estado do Piauí se destacou pelo número de matrículas alcançadas no EJA, foram 90 mil alunos matriculados, e por último dizer que vamos lançar aqui o pré-Enem para que mesmo aquelas pessoas que não estejam na escola e desejam fazer o exame possam ter essa oportunidade”, afirmou a secretária.

Fonte: Marília Lélis

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: