Governador vai a Parnaíba neste sábado para avaliar situação das enchentes

Wellington Dias vai visitar as áreas mais atingidas pelas enchentes e anunciar ações do governo para ajudar as vítimas


Corpo de Bombeiros intensifica ações em Parnaíba

Corpo de Bombeiros intensifica ações em Parnaíba Foto: Ascom

O governador Wellington Dias visita, neste sábado (6), as pessoas atingidas pelos alagamentos na cidade de Parnaíba.  Na cidade serão visitadas as famílias que estão em abrigos e os bairros com maiores problemas. Os bairros mais atingidos por alagamentos são:  Piauí, Do Carmo, Vazantinha, Fazendinha, Catanduvas e São Judas Tadeu. 

Segundo o chefe do Executivo, este é um momento que tanto os municípios quanto o Governo do Estado e o Governo Federal precisam estar unidos para reduzir os danos causados, mas também para prevenir novos problemas. Já foi pedido ao Ministério da Integração Nacional para que realize convênios diretos com as cidades para otimizar o processo de ajuda.
“Vamos unir esforços para levar a assistência que essas famílias precisam no momento. Qualquer ajuda é bem-vinda e estamos disponibilizando toda a equipe do governo para dar o amparo adequado aos atingidos pelas chuvas”, disse Wellington Dias. 

Na região o Governo do Estado têm trabalhado de forma intensa para auxiliar as comunidades, através da secretaria de Saúde (Sesapi), secretaria de Defesa Civil (Sedec), secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), bem como do Corpo de Bombeiros.  Wellington Dias acompanhará de perto as ações que o Governo do Estado tem realizado desde a intensificação das chuvas no Piauí.

A Secretaria de Saúde tem atuado na prevenção de epidemias, através da imunização da população e dos profissionais, além de conceder apoio aos hospitais municipais. 

Já a Sasc tem realizado a entrega de kits de ajuda humanitária às famílias afetadas pelas enchentes. O material é composto por cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits de limpeza, colchões, kits dormitório e galões de água mineral.

A Sedec tem mantido contato diário com as coordenadorias municipais de Defesa Civil, principalmente as da região norte, onde ocorrem as chuvas mais intensas, para fazer um apanhado da situação e, em alguns casos, comunicar sobre o alerta de chuvas intensas emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemeden).

Agentes de Defesa Civil também estão sendo enviados aos municípios para orientar os gestores municipais sobre as providências a serem tomadas para iniciar as ações de socorro e auxílio às pessoas afetadas

As operações do Corpo de Bombeiros na cidade contam com o efetivo de Parnaíba e reforço que partiu da capital Teresina. Os bombeiros estão atuando na busca e resgate das famílias que estão alagadas, retirando-as destes locais e levando para os abrigos do município. Em paralelo, também estão antecipando ações em virtude do tempo que prever mais chuvas.

Decreto de Emergência 

O Governo do Estado do Piauí declarou estado emergencial em oito municípios, nesta quinta-feira (4). O decreto foi expedido devido a intensidade das chuvas, ocasionando a elevação dos níveis dos rios, lagos e lagoas – resultando em alagamentos de casas e plantações, bem como prejuízo às estradas. Principalmente, o agravamento da situação evidenciada nas últimas horas.

O decreto reconhece a situação de emergência nas cidades de Lagoa Alegre, José de Freitas, Campo Largo do Piauí, São João do Arraial, Capitão de Campos, Ilha Grande, Parnaíba e Luís Correia.

Outras cidades também sofrem os efeitos das chuvas e das enchentes dos rios, como Barras, Campo Maior, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Oeiras, Picos, Piracuruca, Prata do Piauí.  

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: