Arte e Cultura

Governador trata sobre implantação do museu da cultura piauiense em Teresina

A ideia é estabelecer um centro de referência e difusão da história do Piauí em um espaço interativo.

Segunda - 08/01/2018 às 18:01



Foto: Ascom Foto
Foto

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta segunda-feira (08), no Palácio de Karnak, com o presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Nelson Nery Costa e com o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense, professor Fonseca Neto. Na ocasião, trataram sobre a possibilidade da implantação de um novo museu da cultura piauiense, em Teresina.

A ideia é estabelecer um centro de referência e difusão da história do Piauí em um espaço interativo. "Queremos transformar a antiga sede do Tribunal de Contas, localizada na rua Álvaro Mendes, em mais um espaço cultural. Um projeto ousado, que possa devolver a cultura para a sociedade, que mostre o nosso passado, mas que também discuta o futuro do estado", destacou Nelson Nery. 

O projeto também tem como objetivo a reocupação do Centro da cidade. "Entendemos que esses espaços são o futuro de Teresina. Ao anoitecer, o Centro para, se torna em um  lugar inóspito, com a baixíssima presença de pessoas. Esse Centro precisa ser refuncionalizado, ter vida. Um dos mecanismos é justamente a reocupação dos espaços com outras linguagens que atraiam a população", disse o professor Fonseca Neto.

Para o governador, a proposta se soma ao projeto de revitalização do Centro da capital. "Uma série de intervenções foram e estão sendo feitas, tais como a recuperação do Teatro Vitória, o primeiro de Teresina; dos prédios situados perto da avenida Maranhão; o mercado de Teresina; o Museu da Imagem e Som e outros projetos que contam com o apoio do governo. O Centro precisa de um olhar especial", pontuou Wellington.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: