Política

Governador reúne Bombeiros e Defesa Civil para avaliar danos provocados pelo tremor de terra

Não há registro de feridos ou mortos por conta do abalo sísmico.

Terça - 03/01/2017 às 17:01



Foto: Jorge Henrique Bastos/PK/CCom Governador do Piauí, Wellington Dias
Governador do Piauí, Wellington Dias

O governador Wellington Dias presidiu a reunião de emergência realizada no final da manhã desta terça-feira (3), no Palácio de Karnak, da qual participaram o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Frederico Nunes, o diretor da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Vitorino Tavares, e do secretário de Governo, Merlong Solano, para uma avaliação de eventuais danos provocados pelo tremor de terra registrado às 9h43, em Belágua, no Maranhão, que apavorou a população de Teresina e de várias cidades do interior do Piauí. Não há registro de feridos ou mortos por conta do abalo sísmico.

A primeira determinação do governador foi que todos os prédios públicos fossem desocupados e os servidores liberados para retornarem para casa. O Corpo de Bombeiros iniciou ainda pela manhã a inspeção nesses prédios, localizados no Centro Administrativo e em outras regiões da capital para avaliar se houve danos. Somente após essa análise vai acontecer a liberação do retorno das pessoas ao trabalho. A conclusão das inspeções deve ocorrer ainda hoje.

“Estamos integrados com a Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo e Secretaria Nacional da Defesa Civil. Houve registro de tremor desde Picos, Miguel Alves, União, Teresina... Tivemos o cuidado de seguir as orientações dos técnicos para evacuação dos prédios mais altos. As vistorias estão em andamento em algumas regiões da cidade", explicou Wellington Dias.

O governo foi informado de danos em alguns prédios na capital.  "Tivemos notícia de quem um ou outro prédio tinha rachado, mas o pessoal está checando para termos uma orientação segura. Um dos primeiros casos registrados, com 5 graus na escala Rischter, o que é considerado de nível médio. Essa nossa integração com o Centro de Pesquisa na UNB nós dá a segurança para acompanharmos os próximos passos”, tranquilizou o governador.

O objetivo das medidas adotadas, segundo Wellington D ias, foi garantir, em primeiro lugar, a segurança da população e identificar o mais rápido possível as causas do tremor. "Nós já entramos em contato com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que é ligado à Secretaria Nacional de Defesa Civil, para nos cercarmos de mais informações. Neste momento, o mais importante é que já tomamos algumas medidas emergenciais, alguns prédios na cidade foram evacuados e não há registros de feridos ou vítimas”, afirmou Wellington Dias.

“Em um primeiro momento nós realizamos a evacuação de prédios públicos, em parceria com a própria comunidade, que é uma medida de precaução para que possamos oferecer o máximo de segurança. O Corpo de Bombeiros montou dois postos de atuação, um no Palácio de Karnak, e um outro no Centro Administrativo, para que possamos viabilizar da maneira mais rápida possível as providências cabíveis”, acrescentou o coronel Carlos Frederico Nunes.

A inspeção nos prédios públicos deve ser conclouída até o final da tarde de hoje. 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: