Governador e secretário de Justiça visitam obras da Cadeia Pública de Altos

A cadeia está com suas obras em bom andamento e deve ser entregue ainda este ano.


Foto

Foto Foto: Reprodução

O governador Wellington Dias esteve, na manhã desta segunda (19), visitando a construção da Cadeia Pública de Altos, acompanhado do secretário de Justiça Daniel Oliveira e da prefeita do município, Patrícia Leal. A obra está em 70% de sua execução e deve ser entregue ainda este ano. Ela será a unidade prisional mais moderna do estado e está sendo construída através de convênio entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus).

A unidade prisional é uma grande aposta do Governo do Estado em modernização, segurança prisional e humanização, contando com estrutura de saúde e de tratamento de dependência química, além de módulo educacional. "Não é só mais uma sistema prisional, mas também um local com capacidade de ressocialização, o que é importante. Seguimos com a obra dentro do prazo e a previsão de entrega é ainda para este ano. Estamos ainda aguardando os formandos do último concurso para que possamos trabalhar a implantação de um Batalhão capaz de atender os municípios dessa região”, afirmou o chefe do executivo.

Para o secretário Daniel Oliveira, a visita da obra foi positiva e confirma o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública. “Essa é mais uma ação concreta o governador. Nosso objetivo é modernizar o sistema prisional e ao mesmo tempo garantir que os detentos tenham total acesso ao trabalho e estudo. Humanizar os sistema”, destacou o gestor.

Com uma área de 5,5 mil metros quadrados, localizada ao lado da Colônia Agrícola Major César Oliveira, a cadeia tem capacidade para 603 detentos que serão distribuídos em três pavilhões. O grande diferencial da cadeia pública são os módulos isolados para os agentes penitenciários. Neles os profissionais poderão fazer a vistoria e o controle de abertura e fechamento de celas, por exemplo, em passarelas cobertas destacadas acima dos pavilhões, evitando o contato direto com os presos.

Dos R$ 17,9 milhões previstos para a construção da Cadeia Pública de Altos, já foram executados R$ 10,8 milhões, atestados pela última medição do Ministério da Justiça, feita em fevereiro deste ano. Atualmente, a etapa da obra compreende a parte de superestrutura de alvenaria de elevação, instalações hidro sanitárias, revestimentos e cobertura. A subestação elétrica da unidade já está pré-instalada.

A cadeia seguirá as diretrizes adotadas pela Secretaria de Justiça no que se refere à política de humanização do sistema penitenciário, com a instalação de unidade básica de saúde, implantação de módulos de educação, oficinas de capacitação de detentos e outros serviços. O tratamento de dependentes químicos é outra destaque da unidade que terá um módulo específico para este tipo de atendimento.

A obra possui atualmente cerca de cento e trinta e oito operários, distribuídos em várias frentes de serviço como de superestrutura, alvenaria de elevação, ferragem, carpintaria e instalação de esquadrias. De acordo com levantamento da Caixa a obra já gerou mais de três mil empregos diretos e indiretos desde que foi iniciada.

Festejos de São José
Em sua passagem pela cidade de Altos, o governador Wellington Dias participou de missa pelos Festejos de São José. A cerimônia foi celebrada pelo Padre Claudinei Silva Pereira e pelo Bispo Dom Francisco de Assis, da Diocese de Campo Maior.

Em sua fala para os fiéis, o governador reafirmou seu compromisso com a questão da segurança da cidade mesmo sendo um grande desafio. Destacou ainda outras ações que estão sendo realizadas em parceria com a prefeitura municipal, como obras de mobilidade urbana.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: