Arte e Cultura

Governador e secretário cobram recursos para conclusão de projetos culturais

Foi colocado para o ministro o pedido de liberação de recursos para a qualificação dos pontos de cultura

Quarta - 08/02/2017 às 16:02



Foto: Divulgação Reunião
Reunião

O governador Wellington Dias e o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, estiveram reunidos nessa quarta-feira, 8, em Brasília, com o ministro da Cultura, Roberto Freire, onde discutiram as condições para a conclusão de projetos na área, a exemplo da instalação de novos pontos de cultura no Piauí, como cinema, e equipamentos que garantem a geração de produção cultural.

“Também queremos os novos projetos a partir de emendas parlamentares e outros de programas do próprio governo. Isso com certeza vai ajudar no desenvolvimento da cultura no Piauí”, disse o governador.

O secretário Fábio Novo afirma que foi colocado para o ministro o pedido de liberação de recursos para a qualificação dos pontos de cultura, através das teias, que são realizadas e que permitem as mostras dos pontos de cultura nos territórios piauienses.

“Então, acreditamos que com a liberação da parcela, que é necessária, vamos adiantar a profissionalização dos pontos de cultura. Também falamos da liberação de emendas parlamentares colocadas pelos senadores para a área da cultura”, afirma Fábio Novo.

O secretário apresentou ao ministro o programa Cinemateca Nacional. Ele disse que o programa é uma experiência exitosa que tem acontecido no Piauí, onde espaços de escolas, universidades e outros locais de cultura são adaptados com equipamentos para a divulgação de filmes.

“É um custo barato, de R$ 30 a R$ 50 mil, dependendo do espaço. A nossa ideia é que, o Ministério da Cultura, que detém a tecnologia e direitos autorais de toda a produção do audiovisual brasileiro de qualidade, nos repasse o que ele tem do seu acervo para que possamos abastecer estes espaços. Temos feito isso em Teresina, Piripiri, Floriano, onde, nos horários de intervalo dos alunos, ao invés de não estarem fazendo nada, eles estarão assistindo filmes, resenhando e conhecendo a produção cultural brasileira do audiovisual”, disse Fábio Novo.

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: