Saúde

Governador dá início a atividades do Dia D de combate à Dengue

O Piauí registrou queda de 30% no número de casos da doença entre 2015 e 2016

Sexta - 02/12/2016 às 16:12



Foto: DC-GATHANY/PHANIE/AFP Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus
Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus

Acompanhado do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, e do prefeito de Teresina, Firmino Filho, o governador Wellington Dias deu início, nesta sexta-feira (2), às atividades do Dia D de Combate à Dengue, Chicugunya e Zika.

Em solenidade realizada na Praça do Poty Velho, na zona Norte de Teresina, Dias comemorou os números alcançados durante o ciclo de trabalho do último ano, fruto da soma de esforços da sociedade e do Estado. “Do ano passado para cá, com o envolvimento de estudantes, do exército, dos correios e agentes de saúde, principalmente, obtivemos resultado. Vínhamos em um processo de ascendência do número de casos de dengue e zica, porém, nesse período, registramos uma queda de 30% nos números. O objetivo é concluir o ciclo para 2017 com essa tendência de queda”, destaca o governador.

Além do trabalho de vistoria de imóveis residenciais e comerciais, iniciado nesta sexta-feira, o evento expôs à comunidade produtos feitos a partir de garrafas pets e pneus, chamando a atenção para a reutilização de vasilhames e retornáveis. A comunidade teve acesso ainda a orientações de como evitar criadouros e demonstração do ciclo biológico do mosquito Aedes aegypti.

Para a professora Tatiane Soares, a experiência traz aos alunos uma vivência necessária para a conscientização dos pequenos. “A recepção dos alunos foi bastante positiva. Eles ficaram eufóricos por poderem observar o ciclo biológico do mosquito de tão perto. Isso é importante porque eles passam a ter mais cuidados e conhecer tudo que precisa ser feito para evitar a proliferação do mosquito”, explica a docente.

A solenidade também marcou a entrega de quatro veículos do tipo minivan à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), feita pelo governo federal. Os automóveis serão utilizados na intensificação de ações no interior do estado. “Esses automóveis irão ajudar nossas equipes de vigilância a percorrer todos os munícipios piauienses, dando orientações e fazendo intervenções nos municípios onde a situação é mais crítica e assim ter condições de agir de maneira mais satisfatória”, explica o secretário da Saúde, Francisco Costa.

Alunos da rede pública recebem kits educativos

Após a atividade na Praça do Poty Velho, o governador se deslocou para a 

Unidade Escolar Desembargador Heli Sobral, no bairro Mocambinho, onde foram entregues kits educativos com o intuito de fortalecer o trabalho de prevenção junto a estudantes e professores.

Os kits são compostos por jogos, cartilha e quadrinhos com orientações aos alunos da rede pública no combate ao mosquito.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: