Geral

Governador busca novos equipamentos para presídios do PI

equipamentos penitenciárias governo busca

Sábado - 10/01/2015 às 10:01



A instalação de novos e modernos equipamentos vai garantir mais segurança às unidades prisionais de todo o Piauí. A solicitação foi feita pelo governador Wellington Dias ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante reunião em Brasília.

Entre os itens solicitados estão scanners corporais, aparelhos de raios-X e detectores de metais. Os materiais estão na lista apresentada ao Ministério da Justiça como aquisições necessárias para a humanização das vistorias nas penitenciárias.

“Acreditamos que o ministro irá atender ao pedido do governador e assim poderemos reforçar a segurança nos nossos presídios. Nossa ideia é investir em novas tecnologias e na capacitação dos agentes penitenciários, garantindo melhores condições de trabalho nas unidades. Além de impedir a entrada de objetos proibidos, vamos poder atender melhor às famílias que passam pelas vistorias”, diz o secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira.

O governador Wellington Dias apresentou ao ministro José Eduardo Cardozo a situação emergencial da segurança no Piauí e pediu, ainda, a realização de dois cursos prioritários, voltados aos agentes penitenciários: Intervenção para Crises em Unidades Prisionais e Inteligência e Segurança.

“Vamos profissionalizar os agentes e montar equipes de inteligência para atuar em áreas estratégicas, em todas as unidades”, destaca o diretor de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça, Fagner Martins.

Outro avanço que vai mudar a realidade das penitenciárias diz respeito à instalação de bloqueadores de sinal de celular, uma inovação para o sistema no Piauí.

O diretor fala ainda do uso de equipamentos e tecnologias não letais que irão fazer a diferença em situações onde é preciso intervenção nos presídios. “Nosso planejamento inclui ainda a instalação de câmeras de monitoramento em todas as 16 unidades do Estado”, conclui.

ARMAS - A aquisição de novas armas, bem como de munições, vai dar suporte ao trabalho de segurança feito pelos agentes em todas as penitenciárias.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: