Governador assina decreto que institui árvore símbolo do Piauí nesta quinta (21)

A solenidade será às 7h30, na Praça Cultural Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior.


Carnaúba

Carnaúba Foto: Ascom

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, oficializam, nesta quinta-feira (21), a carnaúba (Copernicia Prunifera) como árvore símbolo do estado do Piauí. A solenidade será às 7h30, na Praça Cultural Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior, sob a Ponte JK, na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina. 

“A Carnaúba foi eleita recentemente, por meio de consulta pública, como a Árvore Símbolo do Estado do Piauí, numa ação conjunta da Semar com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Teve 49,1 % da preferência, em disputa com o ipê amarelo, o bacuri e o jatobá. Os piauienses votaram e escolheram aquela que eles acreditam ser a que mais se identifica com nosso estado. Ela é abundante e tem uma participação importante na nossa economia. Nesta quinta-feira, então, o governador Wellington Dias vai assinar o decreto que institui a carnaúba como nossa representante”, afirma o secretário Ziza Carvalho.

O Piauí é considerado o maior produtor de pó de Carnaúba do Nordeste, sendo responsável por cerca de 60% da produção. Dentre as utilizações dessa matéria-prima destaca-se o uso como películas de hortifrúti, na fabricação de cosméticos e como isolante térmico. 

“A definição como árvore símbolo do Piauí tem sua importância como forma de preservação da espécie e de identidade dos piauienses e também deve incrementar a utilização desta planta e alavancar o setor produtivo, sempre de forma sustentável”, finaliza Ziza Carvalho.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: