Ciência & Tecnologia

Governador aprova Projeto de Fomento à Inovação e Competitividade

Projeto conta com a participação da Fapepi

Sexta - 19/08/2016 às 18:08



Foto: Jorge Henrique Bastos Apresentação do Projeto Fomento à Inovação e a Competitividade no Piauí
Apresentação do Projeto Fomento à Inovação e a Competitividade no Piauí

Durante a manhã desta quinta-feira (18), representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), e da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação Comunicação (CSTIC), estiveram reunidos para aprovação do projeto de Fomento à Inovação e Competitividade do Estado, que busca, entre diversas ações, a implementação de polos de tecnologia e a capacitação de profissionais na área da Tecnologia da Informação.

Na oportunidade, o governador, Wellington Dias, aprovou o projeto que conta com R$ 4,100,000,00 (quatro milhões e cem mil reais) oriundos do Tesouro Estadual.

Organizado por instituições e entidades que compõem a Câmara Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTIC), entre elas a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), o projeto, que une esforços dos setores público e privado, conta com quatro frentes de atuação: Difusão do Conhecimento e Cultura de Empreendedorismo; Apoio à Política de Inovação Estadual; Fortalecimento dos Polos de Tecnologia: Teresina, Picos, Parnaíba e Bom Jesus, e Apoio a Startups.

Entre as metas a serem atingidas estão: a incubação de empresas de base tecnológica, a capacitação de pessoas, a criação de postos de trabalho qualificados, a criação de centros de desenvolvimento de pesquisas voltadas a inovação e as Hubs Itinerantes, laboratórios móveis de pesquisas em Tecnologia da Inovação.

“Estamos priorizando os polos de Teresina, Parnaíba, Picos e Bom Jesus, com perspectivas de beneficiamento futuro para outras regiões, o incentivo as pesquisas desenvolvidas em áreas como a mineração, a agricultura, o turismo, e em cadeias produtivas como a do caju, do mel e do babaçu, para garantir aquilo que for mais promissor em cada um desses campos, o financiamento através do projeto”, destacou, o governador.
Para o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, as ações passam a ser melhor articuladas entre as instituições que participam do projeto.

"Com a aprovação do projeto, nós da Fapepi, assim como os membros da Câmara Setorial, vamos poder dar apoio concreto as iniciativas que já eram auxiliadas indiretamente. O que faltava, era exatamente essa articulação formal entre o setores envolvidos, o Governo do Estado, a academia e o setor empresarial. Agora, será possível alinhar ainda mais nossos auxílios as necessidades da população”, ressaltou, Francisco Guedes.

O coordenador da CSTIC, Anderson Soares, falou sobre a importância da aprovação do projeto e das ações que devem ser articuladas pela Câmara Setorial.

“Tudo que foi apresentado aqui, hoje, é fruto de um longo estudo que evolveu diferentes instituições para identificar necessidades e apontar soluções na formatação desse projeto. O papel da Câmara Setorial é fazer a junção entre o setor público e o privado para que o fomento à pesquisa nessa área possa ser mais concreto”, finalizou.
 

Fonte: Ascom Fapepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: