Ciência & Tecnologia

Google Street View é utilizado no tratamento de Alzheimer

Um dispositivo chamado BikeAround é conectado a uma tela panorâmica que projeta imagens de lugares que fazem parte da memória dos pacientes

Segunda - 25/09/2017 às 16:09



Foto: Em Assis Alzheimer
Alzheimer

O Health Technology Centre of Halland na Suécia está utilizando o poder do Google Street View para ajudar no tratamento de idosos vítimas do Mal de Alzheimer. Um dispositivo chamado BikeAround é conectado a uma tela panorâmica que projeta imagens de lugares que fazem parte da memória dos pacientes e permite que eles façam uma viagem virtual a esses pontos e reacendam conexões cerebrais.

A combinação da atividade física de pedalar com a projeção de imagens tiradas do serviço de mapeamento do Google garante aos idosos uma oportunidade de ao mesmo tempo se exercitar em um ambiente seguro e também manter viva a memória dos locais que fizeram parte de suas vidas. Segundo Anne-Christine Hertz, diretora do centro de pesquisas, “esse tipo de aliança produz dopamina no cérebro e tem o potencial de afetar o gerenciamento de memória de uma forma profunda”.

“Os pacientes frequentemente acham a solução do BikeAround tão fascinante – tão reconfortante – que eles não querem sair. A vizinhança em que eles cresceram. Parques em que eles brincaram quando crianças. Visitas da família ao litoral. Eles relembram novamente”, explica a diretora. E completa: “essa é uma sensação de liberdade”.

Para Anne-Christine Hertz, “esse é apenas um exemplo de como a tecnologia pode ser domada para fazer um impacto real na vida das pessoas. Se nós olharmos além de nós mesmos e libertar nossas imaginações, não há limite para o que podemos fazer para ajudar os outros”.

Fonte: Código Fonte

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: