Ciência & Tecnologia

Google homenageia criador de 'Fantasia' com Doodle que faz música

Usuário pode fazer sua própria composição musical, que gera pinturas inspiradas nas obras de Oskar Fischinger

Sexta - 23/06/2017 às 14:06



Foto: TechTudo Google
Google

Os 117 anos do nascimento do artista alemão Oskar Fischinger estão sendo homenageados no mais novo Doodle do Google. Disponível desde essa quinta-feira (22), o Doodle tem um design inspirado nos trabalhos do artista, que é famoso por criar vídeos abstratos com sons e repletos de espirais, tudo isso muito antes do surgimento do design gráfico.

Fischinger é o criador de Lumigraph, uma espécie órgão que pintava de acordo com as notas tocadas. E o Doodle é exatamente sobre isso. Ao clicar, o usuário pode criar sua própria composição musical, que geram pinturas inspiradas na obra do artista alemão. Também é possível escolher um instrumento musical e compartilhar a criação nas redes sociais. O Lumigraph não teve uso comercial porque sua utilização é muito trabalhosa. Era necessário que uma pessoa manipulasse a tela e criasse imagens, e outra mudasse as cores das luzes que interagiam com o painel.

BIOGRAFIA

Fischinger é conhecido por trabalhos no cinema, na pintura e especialmente em animações com música. Mas antes, ele também foi violinista, construtor de órgãos e desenhista arquitetônico. Com aproximadamente 30 anos, quando ele se mudou para Berlim, os seus vídeos se tornaram populares.

Em 1929, o artista fez os efeitos especiais do filme "Mulher na Lua" (Frau im Mond), de Fritz Lang. Foi forçado a se mudar para os Estados Unidos após a ascensão do Nazismo e lá, em Los Angeles, trabalhou no filme "Fantasia" da Disney. Pouco depois, sua técnica de pintura dinâmica, chamada de Motion Painting, foi considerada uma das mais influentes de todos os tempos.

A arte de Fischinger chama a atenção por ter sido produzida com poucos recursos e sem computadores. O artista usava uma câmera e recortava frame por frame a cada filmagem de suas pinturas em acrílico, até alcançar o resultado desejado. Em Motion Picture 1, o alemão garante que não houve um só corte sequer na gravação.

Foi no mesmo ano do lançamento de Fantasia que o artista patenteou o Lumigraph. Fischinger morreu em Los Angeles, em 1967. Sua filmografia é composta por quase 50 curtas e longas metragens, além de uma extensa coleção de técnicas de animação. As suas ilustrações podem ser visualizadas no site The Fischinger Trust.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: