Google deixa parte do Japão sem internet

Governo japonês anunciou vai investigar o caso


Google

Google Foto: Divulgação

Parte da internet do Japão saiu do ar após um erro do Google. O Ministério de Assuntos Internos e das Comunicações japonês disse que vai investigar o caso. A falha no serviço foi derivada de uma alteração no sistema de roteamento do BGP (sigla para Border Gateway Protocol). Segundo a reportagem, o fato fez com que a empresa se tornasse uma provedora de acesso. No entanto, como o Google não fornece conexão à rede, o tráfego não tinha finalidade.

"Parece que o erro de configuração ou o problema de software na rede do Google levou inadvertidamente milhares de prefixos para a Verizon, o que levou à propagação do vazamento de muitos de seus pares", explicou a firma de consultoria BGPmon. A interrupção, causada por volta das 12h, atingiu duas gigantes do setor de telecomunicação do Japão, a NTT Communications e a KDDI Corp.

O Google se pronunciou sobre o ocorrido e pediu desculpas. "Nós configuramos a rede com informações erradas e, como resultado, tivemos problemas. Nós modificamos a informação para a correta em oito minutos. Pedimos desculpas por causar inconvenientes e ansiedades entre usuários da internet”, disse um porta-voz da empresa ao jornal “The Asahi Shimbun”. o problema se estendeu por horas. O governo japonês pediu que as empresas enviassem relatórios sobre a interrupção para dar continuidade as investigações.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: