Ciência & Tecnologia

Golpistas fingem ser youtubers e tentam roubar dados de usuários

O golpe em questão utiliza o recurso de bate-papo presente no YouTube.

Sexta - 25/01/2019 às 16:01



Foto: Reprodução YouTube
YouTube

Criadores de conteúdo famosos do YouTube como Philip DeFranco, James Charles e Jeffree Star começaram a alertar seu público sobre um novo golpe que está aparecendo no site de vídeos. Segundo descrito pelos youtubers, pessoas mal intencionadas estão imitando estrelas da plataforma em mensagens para tentar roubar dados de usuários.

O golpe em questão utiliza o recurso de bate-papo presente no YouTube. Segundo descreve DeFranco no vídeo abaixo, os cibercriminosos criam uma conta falsa para imitar um youtuber famoso e enviam um link para que o usuário se inscreva para receber prêmios.

O esquema já afetou diversos criadores de conteúdo e sempre utiliza a mesma mensagem para tentar fisgar vítimas.  Após a repercussão do caso, o YouTube se posicionou no Twitter dizendo que já está trabalhando em medidas adicionais para prevenir o acontecimento do golpe. O site, porém, não deu detalhes de como fará isso.

Vale ressaltar que a plataforma de vídeos já possui diretrizes que proíbem personificação ou imitação de criadores de conteúdo, incluindo em e-mails e comentários. A empresa também tem regras contra spam e golpes, que podem levar a banimento. Ainda não existem relatos do golpe envolvendo as mensagens do bate-papo do YouTube no Brasil, mas a dica é que os usuários da plataforma fiquem alertas em relação ao assunto e não cliquem em links suspeitos.

Fonte: Tecmundo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: