Brasil

Golpista cobrou R$ 60 mil por vaga no curso de medicina da Uespi

golpista preso falsificação documentos

Quarta - 04/05/2011 às 12:05



 O falso estudante Kleper Jansen de Almeida, preso na manhã de ontem (03), confessou em depoimento à polícia que iria pagar R$ 60 mil pela vaga no curso de medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O dinheiro seria entregue hoje a Stenio Teles Fontes, apontado como sendo o “cabeça” do esquema. A Polícia Militar faz diligências na tentativa de prender Stenio e outra acusada, identificada como Taysa Taynara Almeida Silva, de apenas 20 anos. Ambos estudam medicina em uma faculdade particular de Teresina.

Ainda de acordo com Kleper, um servidor da Uespi está envolvido no esquema de fraudes.

A polícia investiga também se há conexão entre os acusados e uma tentativa de fraude descoberta no final do ano passado. Na época, a administração da Uespi barrou o pedido de reintegração de curso de quatro alunos – dois de medicina, um de fisioterapia e outro de engenharia civil.

Servidores da universidade detectaram que os falsos estudantes nunca haviam sido aprovados em vestibular ou oficialmente transferidos. Contudo, informações pessoais e acadêmicas dos acusados constavam no sistema da Uespi.

Uma perícia da Polícia Civil mostrou que pelo menos 17 cadastros de alunos que abandonaram a instituição foram invadidos e modificados numa tentativa de legalizar a matrícula dos envolvidos. Desses, quatro chegaram a oficializar o pedido de reintegração de curso.

A polícia abriu inquérito para investigar o caso. Os quatro acusados já foram interrogados e negam ter participado da tentativa de fraude. Os requerimentos protocolados na Uespi com a assinatura deles foram encaminhados para a Polícia Federal. Os documentos serão submetidos à perícia grafotécnica.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: