Ciência & Tecnologia

Golpes do WhatsApp: como saber se a mensagem é segura?

Guia para não cair em ciladas no aplicativo

Quarta - 28/03/2018 às 17:03



Foto: Softonic Whatsapp
Whatsapp

Cibercriminosos têm aprimorado cada vez mais as técnicas para aplicar golpes por meio do WhatsApp. O aplicativo é usado como meio para compartilhar promoções falsas, utilizando nomes de grandes varejistas ou datas especiais como iscas. Já noticiamos golpes envolvendo a Copa do Mundo, a marca 'O Boticário', a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mais.

Sabendo que nem todos os links compartilhados pelo WhatsApp são falsos, como podemos identificar um golpe?

Antes de tudo, fique atento quando receber uma corrente de um número desconhecido, pois há uma grande chance de ser um golpe. Lembre-se que o WhatsApp permite que você reporte o contato desconhecido como spam diretamente no aplicativo. Para isso, toque no número que te enviou a mensagem, selecione a opção Denunciar e depois, em Denunciar como spam e bloquear.

Saiba que estes links maliciosos têm maior chance de conter erros ortográficos ou gramaticais. Além disso, pedem sempre que os usuários acessem determinado link para poder obter a promoção, ou a vantagem noticiada.

Uma mensagem enviada pelo WhatsApp que peça para usuários encaminharem dados pessoais também é um alerta vermelho. Fique atento quando link pede para que você forneça números de telefone, cartão de crédito, conta bancária, datas de aniversários ou senhas.

Outro fator em comum nestes golpes é que cibercriminosos costumam pedir que você encaminhe a mensagem para outras pessoas.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: