Geral

Globo demite 100 funcionários; redação sofre cerca de 30 baixas

oglobo demissão funcionários

Sexta - 09/01/2015 às 23:01



 O jornal O Globo realizou mais de uma centena de demissões ontem, 8. Conforme informações extraoficiais repassadas à reportagem do Comunique-se, ao todo, o veículo de comunicação dispensou cerca de 160 profissionais, atingindo vários departamentos da empresa, como administrativo e comercial. Na redação, os cortes alcançaram aproximadamente 30 pessoas, entre repórteres e diagramadores.

Na lista de jornalistas que se despediram do dia a dia do impresso mantido pela Infoglobo estão profissionais premiados e com longo tempo de casa, caso da editora-assistente de ‘Rio’, Angelina Nunes, que estava na empresa de comunicação desde 1991. Ela usou o perfil que mantém no Facebook para confirmar a sua saída. “A partir de hoje não estou mais no Globo. Vou concluir o mestrado e me preparar para quando o Carnaval chegar”, publicou. Durante os 23 anos de trabalhos dedicados ao Globo, somou conquistas como Prêmio Esso, Prêmio Embratel e Prêmio Vladimir Herzog.

Integrante da galeria ‘Mestres do Jornalismo’ do Prêmio Comunique-se desde 2013, o colunista de cultura Artur Xexéo também foi dispensado pela direção do jornal. No Globo desde 2000, o articulista parece ter pressentido que iria deixar de colaborar com a publicação. No blog que leva o nome do jornalista, o último texto (publicado no domingo, 4) recebeu o título de “Despedidas”. No artigo, ressalta-se que a despedida era de 2014, mas o autor chega a citar a sua situação profissional em determinado trecho. “Se o assunto não for minha aposentadoria, o leitor sempre pode imaginar que fui demitido. Que demoraram 22 anos, mas, enfim, descobriram que sou uma farsa”, escreveu Xexéo.

Demissões e fim de segmentos
Além da decisão de diminuir o quadro de funcionários, O Globo deve reestruturar a organização do conteúdo. Com as demissões desta quarta, o jornal, ao que tudo indica, encerrará as atividades de cadernos e suplementos. Entre os segmentos que estão na lista para serem descontinuados estão ‘Carro Etc’ (dedicado à cobertura automotiva), ‘Morar Bem’ (imóveis) e ‘Boa Chance’ (oportunidades de empregos e capacitação profissional).

A reportagem do Portal Comunique-se entrou em contato com a redação de O Globo, que não comentou o assunto. No departamento de Recursos Humanos, uma das funcionárias afirmou não ter nenhuma informação a respeito das demissões promovidas pelo jornal.

Fonte: comunique-se

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: