Geral

Getúlio Vargas e Infantil intensificam o número de cirurgias aos finai

finais de semana sirurgias aumenta HGV

Segunda - 28/09/2015 às 23:09



Foto: CCom Hospital Getúlio Vargas, em Teresina
Hospital Getúlio Vargas, em Teresina
Há uma semana, o autônomo Marcelo Barbosa , 28 anos, da cidade Pio IX, sofreu uma grave fratura nos ossos do punho direito, em consequência de um acidente de moto. Antentem, foi transferido do Hospital Justino Luz, da cidade Picos, para o Hospital Getúlio Vargas (HGV). Jonas Lima, 14 anos, estudante, morador do bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina também quebrou os ossos do punho direito, quando jogava futebol com os amigos.

Depois da triste casualidade de fraturarem os mesmos ossos, os dois tiveram a feliz coincidência de terem passado por procedimentos cirúrgicos, neste sábado (26), em mais uma ação promovida pelo Serviço de Ortopedia do HGV. No total, 26 pessoas foram beneficiadas com cirurgias de média e alta complexidade, sendo doze do Ambulatório Integrado e catorze pacientes de urgência transferidos de outros hospitais da capital e interior do Estado. Foram realizadas cirurgias de retirada de material de síntese (fios e pinos), fraturas de fêmur, tíbia, quadril e de ossos do punho.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, que visitou o Hospital neste sábado, conversou com os profissionais participantes da ação. Ele disse que “o funcionamento regular do Centro Cirúrgico aos sábados é uma medida conjunta da Secretaria e da direção do HGV para intensificar o volume de cirurgias e, assim, reduzir o tempo de espera por procedimentos em diferentes especialidades”. O secretário estava acompanhado do coronel Gerardo Rebelo, superintendente de Assistência à Saúde (Supas).

Segundo a diretora geral do HGV, Clara Leal, o Hospital realiza, atualmente, uma média de mil procedimentos cirúrgicos por mês. “Número que ganha reforço com as cirurgias realizadas aos sábados. Nosso esforço tem apresentado resultados positivos, pois além de reduzir a fila do Ambulatório, temos ajudado a dar resolutividade a casos cirúrgicos de outras unidades de saúde do Estado”, enfatiza a diretora.

Participaram da ação os médicos ortopedistas José Wilson Rodrigues, Francisco das Chagas Sousa, Marcelo Lopes, Glauson Nascimento, Jamerson Lemos Júnior, Durval Tércio e Celso Mendes Coimbra. Os anestesiologistas José Miguel Andrade e Sandra Moura Fé. As enfermeiras Maria Cristina Sousa, Rosila Dobal, Maria Luiza Ferreira e Luciane Bezerra; além de técnicos de enfermagem e maqueiros.

Faz dois meses que o Centro Cirúrgico do HGV passou a funcionar regularmente aos sábados. A iniciativa já beneficiou cerca de 140 pessoas, nas especialidades de otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, ginecologia e cirurgia geral.

Hospital Infantil

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, também visitou o Hospital Infantil Lucídio Portela, onde foi iniciada a realização de cirurgias aos sábados e domingos. Somente esse final de semana, serão realizados 18 procedimentos. A meta estipulada pela Secretaria é que o Hospital realize 88 cirurgias a mais por mês, somente aos finais de semana.

Costa afirma que "ações como essa melhoram a qualidade de vida dos pacientes e reduz o número de pessoas que aguardam por procedimentos cirúrgicos em todo o Estado. Isso porque, todo esse trabalho é realizado tanto nos hospitais da capital quanto do interior, como em Floriano, Parnaíba e Campo Maior."

O Hospital Infantil já realizou em 2015, mais de 1.600 cirurgias, em diversas áreas. Neste sábado e domingo, serão realizados 18 procedimentos, com uma equipe de 18 profissionais. Serão cirurgias de hérnia inguinal, exerese lesão e infonado, postectomia, cisto dermoide, entre outros procedimentos. A meta é que, em um mês, o Hospital realiza 88 procedimentos a mais.

Obras

No Hospital Infantil, o secretário Francisco Costa visitou ainda as obras da lavanderia e brinquedoteca. Em estágio avançado de construção, a expectativa é que sejam entregues até o final deste ano.

O secretário pediu um levantamento das necessidades de intervenções na estrutura do Hospital, como hidráulicas, elétricas e outros reparos.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: