Educação

Gestores de escolas públicas do Piauí recebem formação da Seduc

Um assunto que faz parte do programa Pacto pela Aprendizagem, que também tem como objetivo fazer com que o gestor da escola seja reconhecido como líder

Quinta - 01/02/2018 às 16:02



Foto: Ascom Seduc Gestores de mais de 650 escolas do Piauí recebem formação
Gestores de mais de 650 escolas do Piauí recebem formação

Com o Prêmio Gestão Escolar 2017 em mãos, Mirlane Ramos, diretora da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, localizada no bairro Morada do Sol, zona leste de Teresina, tem muito para compartilhar com os gestores das mais de 650 escolas da Rede Pública Estadual. Ela abriu o ciclo de palestras de formação para os gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) da Secretaria de Estado do Piauí (Seduc) abordando o tema Liderança. Um assunto que faz parte do programa Pacto pela Aprendizagem, que também tem como objetivo fazer com que o gestor da escola seja reconhecido como líder.

Mirlane Ramos não conseguiu o prêmio sozinha, todo o corpo de alunos e professores fizeram parte dessa conquista ao se tornarem exemplos. Mas ela foi a líder e uma líder que gosta do que faz. "A gente precisa ter disponibilidade, dedicação e, acima de tudo, amor: amor à profissão, amor à educação. E acreditar no sonho, porque os nossos alunos vêm de bairros distantes da periferia, mas eles vêm com um sonho para ser desenvolvido na escola e nós, enquanto gestores e professores, temos que acreditar e dar o suporte pra que tenhamos resultados", disse a diretora.

Outros temas mais técnicos e administrativos, além do clima escolar serão abordados pelos profissionais hoje e amanhã.  Na próxima semana, entre os dias 6 e 9 a formação continua, desta vez voltada para os professores de tempo integral, técnicos manipuladores de alimentos (do setor da merenda escolar), bibliotecários e outros técnicos administrativos, como secretários. A formação alcança todas as escolas do Piauí graças ao Canal Educação, que transmite as palestras ao vivo direto do estúdio na sede da TV institucional e com a possibilidade de interação de gestores e professores que estão em qualquer parte do estado.

O professor Ellen Gera, superintendente de Ensino Superior, reconhece a tecnologia a favor do desenvolvimento da educação. "Com o canal a gente consegue chegar a todos os municípios e dessa forma descentralizar a formação e democraticamente passar um alinhamento geral que a gente precisa ter pra que todas as escolas trabalhem alinhadas olhando para o mesmo horizonte do planejamento estratégico 2018 da Seduc, que é o Pacto pela Aprendizagem", finaliza o superintendente.

As formações serão certificadas e a frequência será encaminhada à Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), responsável pela programação e mediação tecnológica.

Fonte: Seduc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: