Geral

MODERNIZAÇÃO

Veículos já podem ser vendidos e transferidos online no Piauí; saiba como

Os proprietários de veículos podem realizar as operações sem sair de casa e assim evita longas filas no Detran

Da Redação

Sexta - 10/11/2023 às 12:27



Foto: Divulgação Aplicativo Carteira Digital de Trânsito
Aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Agora é possível realizar a venda e transferência de veículos de forma totalmente digital no Piauí. O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) informou que os proprietários de veículos podem realizar as operações sem sair de casa, utilizando apenas um celular com o acesso a internet.

De acordo com a diretora-geral do órgão, Luana Barradas, as atividades tiveram início nesta semana, como alternativa prática e segura para evitar longas filas e deslocamentos até as unidades do Detran, após assinatura de termos junto ao Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do Governo Federal.

“A iniciativa do Detran representa um importante avanço na modernização dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. Com a adoção de soluções tecnológicas, é possível oferecer serviços mais ágeis e eficientes, reduzindo custos e aumentando a satisfação dos usuários”, destaca Luana Barradas.

A venda digital de veículos não requer reconhecimento de firma em cartório, pois a Carteira Digital de Trânsito faz a validação da identidade do comprador e do vendedor por meio de biometria. No entanto, para efetuar a transferência de propriedade, é necessário comparecer ao Detran, pois a legislação de trânsito exige a realização da vistoria.

Como utilizar o serviço?

1- Para realizar a venda digital de veículos, é necessário instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e criar uma conta gov.br de pessoa física no nível ouro (que possua RG Digital).

2- O vendedor deve selecionar o modelo a ser vendido e preencher os dados da venda e do comprador, além de confirmar a indicação de venda. O comprador deve assinar a intenção de venda e, então, o vendedor também assina o documento.

3- Após a assinatura, o vendedor não terá mais acesso ao CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular Eletrônico). Por fim, o comprador deve concluir a transferência do veículo, com a taxa de vistoria paga, em qualquer posto ou ciretran do Detran-PI.

Fonte: Com informações do Detran

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: