Geral

BOLSAS

UESPI é contemplada com 10 bolsas de mestrado no CNPQ

A concessão de bolsas é uma proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Da Redação

Quarta - 09/12/2020 às 17:27



Foto: Divulgação Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Universidade Estadual do Piauí - UESPI

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), foi contemplada com bolsas Cnpq para o mestrado na área de Desenvolvimento Ambiental e Saúde. A concessão de bolsas é uma proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para dar um apoio financeiro a projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação propostos por Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) integrou o projeto em parceria com o Programa de Pós-graduação em Direito e em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Serão ofertadas cerca de 10 bolsas de mestrado para a nossa universidade.

O trabalho apresentado pelo programa foi um estudo sobre os Patógenos Emergentes, Re-emergentes e resistentes: aspectos zoonótico, jurídicos e de remediação ambiental. O professor Geraldo Luz, coordenador do PPGQ/UESPI, afirma que o projeto teve como objetivo o mapeamento e análise de animais silvestres no entorno de Teresina em relação a possibilidade de transmissão de doenças.

“A aprovação das bolsas FAPEPI/CNPQ representa muito para a comunidade acadêmica da nossa universidade e corresponde a uma ótima oportunidade de incentivo à pesquisa na área da química. Nosso trabalho, em parceria com o programa de Pós-graduação de Medicina Veterinária, buscou analisar a possibilidade de transmissão de doenças infectocontagiosas por animais silvestres, inclusive transmissão do Coronavírus por esses animais. O programa de Pós-graduação em Direito entra na parte da Legislação Ambiental”, explica.

Confira o Resultado do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação

Bolsas de Mestrado CNPq

As bolsas de mestrado são concedidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O apoio à esses projetos deve promover o fortalecimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação de excelência, e ser um incentivo para a produção de estudos nas diferentes áreas de conhecimento.

Através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), os programas de pós-graduação das universidades piauienses inscrevem seus projetos de pesquisa nos editais lançados ao longo do ano pelo CNPQ, os que seguirem todos os requisitos exigidos serão contemplados.

Fonte: Uespi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: