Geral

Turistas encontram lula de 80 cm na Praia de Macapá

macapá praia encontrada lula

Segunda - 23/07/2012 às 14:07



Foto: proparnaiba Curiosos observam o molusco
Curiosos observam o molusco
Turistas que se encontravam na Praia de Macapá, litoral piauiense, encontraram domingo (22), uma lula (molusco), de aproximadamente 80 cm. Após ser examinado por uma bióloga o animal foi devolvido ao seu habitat.

As lulas são moluscos, da classe dos cefalópodes, que vivem no mar e respiram por meio de brânquias. Cefalópodes é uma palavra de origem grega, sendo que kephalé = cabeça e podos = pés. O corpo das lulas é dividido em cabeça, massa visceral e tentáculos. Diferente de seus parentes próximos, os mariscos (bivalves) e as lesmas (gastrópodes), as lulas não possuem uma casca dura externa, e sim, uma casca interna, sendo que a parte externa de seu corpo é muito macia.

A classe dos Cefalópodes é dividida em octópodes (oito tentáculos), ou decápode (dez tentáculos). A lula é decápode, pois possui dez tentáculos. Sua massa visceral é alongada, e seu corpo é envolto pelo manto, que é uma cavidade muscular que se encontra atrás da cabeça das lulas. É através da cavidade desse manto que a água circula, passando pelas guelras, tornando possível a respiração do molusco.

Na parte posterior de sua massa visceral, a lula possui duas nadadeiras de formato triangular. Existem aproximadamente trezentas espécies diferentes de lula, espalhadas por todo o mundo, sejam em águas rasas, ou em águas profundas.

Fonte: blogdocotidiano

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: