Geral

Trabalhadores fazem protesto em todo o Piauí contra medidas do governo Temer

O Ato reuniu trabalhadores da educação e tomou conta das ruas do centro de Teresina e de várias cidades do Piauí

Sexta - 11/11/2016 às 20:11



Foto: Divulgação O SINTE-PI acentuou as reivindicações e seguiu junto à CUT-PI e às demais centrais sindicais
O SINTE-PI acentuou as reivindicações e seguiu junto à CUT-PI e às demais centrais sindicais

Os trabalhadores em educação cruzaram os braços de norte a sul do Piauí nesta sexta feira, 11 de novembro.

O SINTE-PI acentuou as reivindicações e seguiu junto à CUT-PI e às demais centrais sindicais para um grande Ato que tomou conta das ruas do centro de Teresina. E nos Núcleos Regionais do Sinte-PI não foi diferente. A categoria da educação já vislumbra o retrocesso que vem sendo “legalizado” tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa.

As pautas de reivindicações foram diversas, mas a unidade das centrais e sindicatos giram em torno de mobilização contra a terceirização, a PEC 55 (ex PEC 241), o PLP 257, o PL 4567, a reforma da Previdência, a reforma do Ensino Médio, a flexibilização do contrato de trabalho, em defesa da lei do piso, contra o aumento do IASPI, pela assinatura do decreto de reenquadramento e outras pautas locais, privatizações da Agespisa, Eletrobrás-PI e da saúde.

Em Teresina os trabalhadores estiveram concentrados na Praça Rio Branco e depois seguiram em caminhada pelas ruas do centro da capital fechando lojas e com palavras de ordem. Estiveram presentes as entidades: SINTE-PI e seus Núcleos Regionais Campo Maior, Luzilândia, Demerval Lobão, Piripiri, Esperantina e José de Freitas. E os sindicatos: dos rodoviários, servidores federais, comerciários, urbanitários, radialistas, sindicatários, bancários, Adufpi, SindIFPI, processamento de dados, Senalba, domésticas, telefônicos, confecções, aeroportuários, docentes da Uespi, DCE da Uespi, Movimentos dos atingidos por barragens, Frente Brasil Popular, CUT, CTB e outros.

Nos municípios as manifestações também foram animadas e bem participativas com vários sindicatos envolvidos, teve inclusive o enterro simbólico da PEC 55. As Regionais do SINTE-PI que paralisaram suas atividades foram: Barras, Regeneração, Corrente, Pedro II, Regeneração, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, União, Sinte São João do Piauí, Simplício Mendes, Corrente, Uruçuí, Luzilândia, Amarante, Bom Jesus e  Parnaíba.

Fonte: Com informações do Sinte Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: