Geral

AUTORITARISMO

Subtenente do Exército ameaça atirar em trabalhadores com uma pistola no Paraná

De acordo com o advogado das vítimas, o militar teria se queixado sobre o barulho do conserto do portão principal do prédio

Da Redação

Domingo - 18/02/2024 às 11:37



Foto: Reprodução - Rede social
Reprodução - Rede social

Um subtenente do Exército foi flagrado por câmeras de segurança ameaçando trabalhadores em um edifício em Curitiba (PR) com uma arma de fogo, no dia 4 de fevereiro. O caso só repercutiu hoje (18), através das redes sociais. De acordo com informações fornecidas pelo advogado das vítimas, a visita ao local teria sido desencadeada por queixas do militar sobre o barulho decorrente do conserto do portão principal do prédio.

O militar identificado como Roberto Gonçalves Fernandes, aparece nas gravações trajando uma camisa branca, por volta das 22h, no bairro Água Verde, na capital paranaense. O vídeo mostra Roberto envolvendo-se em uma discussão com os trabalhadores antes de sacar uma pistola e segurar um dos trabalhadores pela nuca. Numa demonstração de puro autoritarismo, ele também direciona a arma para outro trabalhador antes de se retirar do local. 

Segundo o advogado Rodrigo Cunha, representante das vítimas, o subtenente reside em um prédio próximo ao local do incidente. Momentos antes das ameaças, os trabalhadores faziam a manutenção no portão, que, segundo Cunha, era considerada uma obra emergencial de acordo com a legislação municipal.

Inicialmente, Roberto teria se identificado como policial, mas posteriormente foi revelado que ele é morador, síndico e subtenente do Exército. As vítimas formalizaram um boletim de ocorrência no dia seguinte e buscam indenização por danos morais na Justiça. O incidente ocorreu no dia 4 de fevereiro.

Abusos de autoridade


Esse é o segundo caso de abuso de autoridade no Sul do Brasil que repercute nas redes sociais recentemente. Na manhã de sábado (17), um motoboy, identificado com Everton Henrique Goandete da Silva, foi vítima de racismo por policiais em Porto Alegre.

O vídeo que circula nas redes sociais mostra Everton Henrique Goandete da Silva, negro, sendo detido por policiais militares após suposta tentativa de homicídio. Testemunhas afirmam que Everton foi esfaqueado após uma discussão com outra pessoa. O incidente ocorreu na rua Miguel Tostes, bairro Rio Branco.

Confira o vídeos na íntegra:

Fonte: DCM - Diário Centro do Mundo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: