Geral

EVENTO

Solenidade de abertura no Karnak do Dia da Consciência Negra acontece hoje (20)

16 Dias de Ativismo são ações contra a Violência de Gênero resultado de uma mobilização global para combater a violência contra mulheres

Redação

Quarta - 20/11/2019 às 09:08



Foto: Ascom Evento
Evento

A Coordenadoria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres- CEPM/PI realizará a solenidade de abertura da campanha 16 DIAS DE ATIVISMO no Piauí, no dia 20 de novembro, às 11 h, no palácio do Karnak. A ação tem início no dia da Consciência Negra para que todos possam refletir a importância da negritude nos espaços de sociabilidade e a trajetória da mulher negra no seu processo de visibilidade.

16 Dias de Ativismo são ações contra a Violência de Gênero resultado de uma mobilização global para combater a violência contra mulheres. A CEPM/PI neste ano busca desenvolver o projeto associado as questões das mulheres negras. Quase 90% das vítimas de homicídio no Piauí são negras, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que dos 626 homicídios registrados no estado em 2017, 549 foram de negros, representando 87% das vítimas. No Brasil, a média é de 80%. O levantamento também aponta que 75% das mulheres vítimas de homicídio no Piauí são negras. Isso porque dos 52 feminicídios registrados no estado em 2017, 39 foram de mulheres negras.
No Piauí, a ação “16 dias de ativismo” será desenvolvido em cinco territórios: Serra da Capivara, Planície Litorânea, Chapada Vale dos Mangabeiras, Entre Rios, Vale do Rio Piauí e Itauaeiras e Cocais. Estas atividades ocorrerão nas escolas públicas e comunidades, onde são levantados debates sobre a situação da mulher na sociedade, em favor do direito da mulher, enfrentamento às diversas formas de racismo, violência contra a mulher negra e feminicídio, com foco no dia 25 de Novembro – Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.
 A CEPM/PI desenvolverá as ações através de oficinas, palestras, rodas de conversas, Blitz educativas ministradas por técnicas da CEPM/PI, órgãos parceiros abordando metodologias lúdicas para discutir contexto histórico, violências, prevenções e perspectivas de reconstrução da vida após vivenciar violências de gênero. O público alvo são mulheres, funcionárias, alunas das escolas estaduais e comunidades das cidades mencionadas acima.
 A CEPM/PI busca conscientizar as mulheres que é possível prevenir as violências de gênero através da informação e publicização dos serviços públicos que assistem mulheres em situação de vulnerabilidade.


Programação Palácio de Karnak

DATA: 20/11/2019
HORÁRIO: 11H
ABERTURA: MÃE IZABEL – SAUDAÇÃO DE ABERTURA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
Apresentação Cultural - JOELFA BEZERRA - Eu Vim De Lá “África”
11H15MIN – ZENAIDE LUSTOSA - Coordenadora De Estado De Política Para As Mulheres
11H20MIN - ASSUNÇÃO AGUIAR - Gerente De Igualdade Racial E Enfrentamento Ao Trabalho Escravo - “Falando Sobre Consciência Negra”
11H25MIN – DESEMBARGADOR JOSÉ JAMES GOMES PEREIRA - Tribunal De Justiça – Coordenador do Núcleo da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar
11H30MIN –  FLORA IZABEL - Deputada Estadual
11H35MIN – REGINA SOUSA - Governadora Em Exercício Do Estado Do Piauí

Fonte: Ana Luisa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: