Geral

HACKERS

Sites do Governo do Piauí e da Prefeitura de Teresina são retirados do ar

A medida é para evitar os hackers que atacaram o site do Ministério da Saúde hoje

Da Redação

Sexta - 10/12/2021 às 11:42



Foto: Piauíhoje.com Site do Governo do Piauí fica fora do ar após suposto ataque de hackers
Site do Governo do Piauí fica fora do ar após suposto ataque de hackers

Quem tentou acessar os sites de órgãos públicos do Governo do Piauí e da Prefeitura de Teresina na manhã desta sexta-feira (10), não conseguiu. Isso porque após o ataque aos sites do Ministério da Saúde e do  Conect SUS, que disponibiliza os certificados de vacinação, o Governo do Piauí e Prefeitura de Teresina decidiram tirar seus sites do ar para evitar que fossem alvos de hackers. 

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI), do Governo do Estado, informou  que os sites foram tirados do ar como forma de garantir a segurança dos dados e dos sistemas. Assim, órgãos que utilizam o sistema online como Detran por exemplo, estão impossibilitados de realizar atendimento nesta sexta-feira. Também estão fora do ar os sites da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Fazenda, Universidade Estadual do Piauí, Iaspi, Sesapi, etc.

"A ATI informa que estão ocorrendo vários ataques em sistemas a nível nacional, nossos sistemas já detectaram alguns incidentes e por medida de prevenção, o ambiente foi tirado do ar. A previsão é de que os serviços retornem ainda hoje, 10. Ressaltamos ainda que não ocorreu nenhuma invasão no Data Center da ATI, assim como não ocorreu nenhuma perda dos dados", informou a ATI por meio de nota.

As páginas estão indisponíveis porque as equipes trabalham para aumentar a segurança. O serviço deve ser restabelecido ainda hoje. 

Já a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), que cuida dos sites ligados à Prefeitura de Teresina, informou que a instabilidade no sistema não está relacionada ao seu servidor. A Prodater disse ainda que está em contato com a ATI e aguarda um comunicado oficial. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: