Geral

Sindicato quer a transferência dos detentos que estão nas delegacias

providencias Sinpolpi DPs presos

Quinta - 03/02/2011 às 16:02



O Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) encaminhou ontem ofícios ao procurador Geral da Justiça no Piauí Antônio Gonçalves Vieira e a Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Piauí solicitando que eles providencias no sentido de que sejam retirados os presos que estão custodiados nas delegacias de Polícia do Piauí. “A presença destes detentos em delegacias se caracteriza em verdadeiros amontoados humanos, agredindo frontalmente, e de morte, os direitos humanos”, diz documento assinado pelo presidente do Sinpolpi Cristiano Ribeiro.

Segundo ele, atualmente inúmeras Delegacias de Polícia de todo o País incluindo o Piauí, passam por um verdadeiro caos com os xadrezes lotados de presos que deveriam está em penitenciárias. “Por conta disso recorremos a esse Órgão Ministerial, de relevantes serviços prestados na vigilância da Lei e com a atribuição de fazer o controle externo da Polícia Civil, no sentido de intervir junto aos poderes constituídos do Estado”, diz o documento.
Segundo ainda os dois ofícios, “essa situação é bastante recorrente e tem inviabilizado a prestação da atividade fim da Polícia Civil, que é de Polícia responsável pela investigação dos delitos, e tem causado muitos prejuízos à sociedade”, finaliza.
Atualmente a maioria das delegacias distritais e até especializadas da Capital, sem contar o interior do Estado, estão superlotados de detentos que são autuados em flagrante e por falta de vagas nas penitenciárias do Piauí, passam as vezes vários meses em uma cela muito pequena dividindo o espaço com mais de uma dezena de outros detentos.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: