Geral

VACINA

Sindicato pressiona prefeitos para que bancários sejam incluídos na vacinação contra Covid

No Piauí, a vacinação iniciou no dia 18 de janeiro

Da redação

Sexta - 02/07/2021 às 10:33



Foto: Divulgação Sindicato dos Bancários
Sindicato dos Bancários

A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 17 de janeiro de 2021 no Brasil. Desde o primeiro momento a categoria dos bancários a nível federal e estadual iniciou as articulações para incluir os trabalhadores das unidades bancárias no Plano Nacional de Imunização (PNI). Isso porque a categoria não foi incluída no plano elaborado pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde.

No Piauí, a vacinação iniciou no dia 18 de janeiro. Entretanto, foi somente em 8 de junho que a Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI) delegou aos municípios a possibilidade de distribuírem as doses de vacina recebidas da seguinte forma: 50% para o público por idade, 30% para aqueles que têm comorbidade e 20% para as categorias essenciais.

O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI), através de sua diretoria, trabalhou nos bastidores para garantir a inclusão dos colaboradores das unidades bancárias na vacinação contra a Covid-19 nos municípios. Ao todo, foram enviados 38 ofícios às maiores cidades piauienses solicitando essa inclusão. Contudo, alguns conselhos municipais não apreciaram a matéria ou apreciaram e escolheram não incluir os bancários no grupo prioritário. Mesmo a categoria estando desde o início da pandemia na linha de frente.

AÇÕES DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PIAUÍ
O Sindicato dos Bancários do Piauí, desde o primeiro momento, tem articulado com os gestores sobre a inclusão da categoria na vacinação contra Covid-19. Quando foi aprovada a distribuição de 20% das doses para as categorias essenciais, o sindicato intensificou junto aos conselhos municipais e as prefeituras a inclusão dos trabalhadores das unidades bancárias.

Até o momento, segundo levantamento realizado pelo SEEBF/PI, somente 21 cidades no estado vacinaram bancários. Entre elas estão: Água Branca, Altos, Amarante, Canto do Buriti, Curimatá, Elesbão Veloso, Esperantina, Francisco Santos, Fronteiras, Itaueira, Jaicos, Luis Correia, Paulistana, Picos, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Santa Cruz do Piauí, Simões, Simplício Mendes e União.

Entretanto, alguns prefeitos no interior do Piauí têm se mostrado resistentes à inclusão dos bancários no plano de vacinação. Por isso, muitos trabalhadores de unidades bancárias em várias cidades piauienses ainda não foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A Diretoria do Sindicato dos Bancários têm pressionado os conselhos municipais e se reunido com gestores estaduais atrás de apoio para que a vacinação dos bancários nessas cidades seja realizada o mais breve possível.

ARTICULAÇÃO DE WELLINGTON DIAS COM PREFEITOS
No dia 28 de junho, o presidente do SEEBF/PI, Odaly Medeiros, o vice-presidente do SEEBF/PI, Gilberto Soares, e o diretor Marcos Vinícius estiveram reunidos com o governador Wellington Dias e o secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, para tratarem sobre as dificuldades existentes no âmbito municipal que o sindicato tem encontrado, como por exemplo em Teresina e Parnaíba.

Na reunião, o governador Wellington Dias garantiu que irá atuar como um interlocutor junto aos prefeitos dos municípios que têm sido resistentes quanto à inclusão dos bancários no plano de vacinação. Além disso, o gestor estadual quer que isso aconteça da forma mais breve possível.

VACINAÇÃO EM TERESINA
Em Teresina, o Conselho Municipal já aprovou a inclusão dos bancários no grupo prioritário da vacinação. Contudo, a previsão é de que a imunização desse grupo inicie em meados de julho, aproximadamente no dia 15. O que, na visão do Sindicato dos Bancários do Piauí não é tão interessante porque o fluxo de pessoas nas agências bancárias no início do mês é muito grande. O que poderá fazer vários trabalhadores das unidades bancárias serem infectados antes da vacinação. Além de gerar um clima de insegurança.

O governador Wellington Dias se comprometeu a dialogar com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, para que essa vacinação seja antecipada e que ocorra no menor espaço de tempo em Teresina.

Uma lista com os bancários que estão na ativa já foi enviada para a Secretaria Estadual de Saúde a fim de facilitar na computação das doses que devem ser ofertadas para os trabalhadores ligados às unidades bancárias.

CIDADES COM DIFICULDADES
O Sindicato dos Bancários fez um levantamento que mostra que os bancários no Piauí estão trabalhando em 56 das 224 cidades piauienses. Desse total, 14 delas estão com certa resistência para a inclusão dos trabalhadores em unidades bancárias, definidos em diversos decretos federais, estaduais e municipais como serviços essenciais, no público prioritário para vacina contra Covid-19.

Entre as cidades estão:

1 - Corrente

2 - Curimatá

3 - Bom Jesus

4 - Cristino Castro

5 - Uruçuí

6 - São Raimundo Nonato

7 - São João do Piauí

8 - Oeiras

9 - Floriano

10 - Valença do Piauí

11 - Paulistana

12 - São Miguel do Tapuio

13 - Miguel Alves

14 - Parnaíba

BANCÁRIOS NO PIAUÍ
O secretário Florentino Neto solicitou ao Sindicato dos Bancários do Piauí a quantidade de trabalhadores que ainda não foram vacinados. Segundo o levantamento do SEEBF/PI, 3.668 bancários e bancárias trabalham atualmente no Piauí. Desse total, 1.522 estão em Teresina e 2.562 estão em trabalho presencial.

Importante ressaltar que esses dados levam em conta apenas aos bancários, mas o Sindicato luta para que os municípios incluam também os seguranças, zeladores, contínuos, assessores de microcrédito, contratados, etc das unidades bancárias na campanha de vacinação.

Fonte: Leal Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: