Geral

DOM CASMURRO

Servidor da Alepi e professora do IFPI estão entre os presos por fraude em concursos

Uma empresária também foi presa e apontada como uma das líderes do esquema criminoso

Alinny Maria

Quinta - 17/12/2020 às 11:02



Foto: Montagem Piauí Hoje Instituto Machado de Assis e Crescer Consultorias são investigados
Instituto Machado de Assis e Crescer Consultorias são investigados

O servidor da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) identificado como Raimundo Wernes Fernandes Torres Filho, a empresária Elmira Paulo Dias e a professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Rosimeyre Vieira da Silva estão entre os presos na Operação Dom Casmurro que foi deflagrada pela Polícia Civil do Piauí na manhã desta quinta-feira (17) em Teresina. Eles são investigados por fraude em licitações e concursos públicos no Piauí.

Segundo a Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), da Polícia Civil, Raimundo Wernes e Elmira Dias são os responsáveis por comandar o esquema criminoso. As empresas Instituto Machado de Assis e Crescer Consultoria foram beneficiadas com os contratos irregulares. As duas empresas sempre eram direcionadas a vencer as licitações de concursos públicos no estado.

A polícia ainda constatou que o Instituto Machado de Assis e Crescer Consultoria estavam em nomes de "laranjas", mas quem dirigia os negócios eram os investigados na operação. A operação é realizada em parceria com o Ministério Público do Piauí, através do GAECO e a Promotoria de Justiça de Cocal.

Segundo o delegado Ferndinando Martins, coordenador da Deccor, os municípios piauienses faziam licitações e contratavam essas duas empresas, que sempre ganhavam. O delegado explicou ainda que as empresas tinham laranjas, mas os líderes do esquema era quem recebiam os recursos e transacionavam valores nas contas para ocultar da Receita Federal e dos Órgãos de Controle o rastreio desses bens.

Durante a operação, oito pessoas foram presas até o momento. Além das prisões, foram realizados o sequestros de bens dos membros da organização, como veículos, apartamentos e outros imóveis. 

Veículos apreendidos 

Notícia relacionada:  Empresários e servidores são presos em operação que apura fraudes em concursos públicos

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: