Geral

TCE/PI

Seis nomes se manifestam para vaga de conselheiro do TCE; eleição será em setembro

Desta vez, a indicação para a vaga de conselheiro fica a cargo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi); o escolhido ocupará a vaga do Luciano Nunes, que se aposentou

Da Redação

Segunda - 02/08/2021 às 15:05



Foto: TCE-PI Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI)
Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI)

Seis nomes já manifestaram interesse para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) em eleição que deve ocorrer em setembro. Até o momento, disputam a vaga: os deputados Flora Izabel (PT), Franzé Silva (PT), Ziza Carvalho (PT), Zé Santana (MDB), Wilson Brandão (Progressistas) e Flávio Nogueira Júnior (PDT).

Desta vez, a indicação para a vaga de conselheiro fica a cargo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Segundo o presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho, o ofício enviado pelo TCE informando sobre a vacância do cargo será lido no plenário nessa terça-feira (3).

“Na próxima semana vamos reunir a mesa diretora, para de acordo com o regimento da casa, dar início aos prazos para qualquer cidadão que quiser se inscrever”, completou Themístocles.

Ainda segundo o presidente, qualquer pessoa pode se inscrever desde que atenda aos requisitos. Entre eles, ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade; idoneidade moral e reputação ilibada; notório saber jurídico, contábil, econômico e financeiro, ou de administração pública; mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija, em ambos os casos, os conhecimentos previstos.

A corte do TCE-PI é composta por sete conselheiros. Três são escolhidos pelo Governador do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa, sendo dois, alternadamente, entre conselheiros substitutos e membros do Ministério Público de Contas, indicados em lista tríplice elaborada pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento. Os outros quatro são escolhidos pela Assembleia Legislativa, de acordo com a Constituição do Piauí.

Vaga de Luciano Nunes

O conselheiro Luciano Nunes se despediu do TCE, no dia 7 de julho, após 27 anos de atuação no órgão. Ele encerrou sua trajetória no tribunal três dias antes de completar 75 anos, idade necessária para aposentadoria compulsória.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: