Geral

SERVIÇOS

Roubo de veículo é maior preocupação de quem não tem seguro de carro

Além disso, algumas seguradoras oferecem serviços adicionais que podem ajudar os motoristas

Da redação

Quarta - 14/06/2023 às 22:04



Foto: Rafa Neddrmeyer/ Agência Brasil Veículos populares/ Imagem ilustrativa
Veículos populares/ Imagem ilustrativa

O seguro de carro é uma proteção financeira que muitos motoristas consideram essencial para garantir a tranquilidade e segurança enquanto estão na estrada. Existem vários motivos pelos quais alguém pode optar por contratar um seguro de carro, incluindo a proteção contra acidentes, reparos mecânicos, entre outros.

No entanto, um levantamento encomendado pela Youse Seguros aponta que a maior preocupação para quem contrata um seguro de carro é o roubo do veículo, e não os acidentes.

Segundo a pesquisa, 32% dos entrevistados relataram que a possibilidade de ter o carro roubado é o maior motivo de preocupação por não terem aderido a um seguro. 19% afirmam que a maior preocupação é bater em carros de terceiros, enquanto atropelar uma pessoa (16%), ter o veículo furtado (12%) e bater o próprio carro (11%) aparecem em seguida.

Essa pesquisa pode surpreender quem acreditava que o principal motivo para contratar um seguro de carro seria a proteção contra acidentes. Por outro lado, quando se analisa o contexto atual do país, especialmente das grandes cidades, o roubo de carros se tornou uma realidade cada vez mais presente na vida dos motoristas, o que torna a proteção contra roubos uma prioridade.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pasta registrou um crescimento na criminalidade deste tipo no país em 2022. Segundo o levantamento, no Brasil, quase mil veículos foram furtados ou roubados a cada dia. Diante desse cenário, não é surpresa que os motoristas estejam cada vez mais preocupados com a segurança.

Seguro para roubo e furto

O roubo de carros pode causar um grande prejuízo financeiro para o motorista, além de gerar um sentimento de desconforto e insegurança. Quando um carro é roubado, muitas vezes ele é levado para desmanches ilegais e, em alguns casos, até mesmo para outros países, tornando a recuperação no mínimo improvável. Com isso, os motoristas podem enfrentar dificuldades e avarias no processo de recuperação do veículo.

Nesse sentido, ter um seguro de carro que cubra os prejuízos obtidos ao ter o veículo furtado ou roubado é uma medida de precaução importante para os motoristas. O seguro de carro para roubo oferece uma série de vantagens, como a proteção financeira em caso de perda total do veículo, a possibilidade de receber uma indenização para a compra de um novo carro e até mesmo a cobertura de danos causados ao automóvel durante o roubo.

Além disso, algumas seguradoras oferecem serviços adicionais que podem ajudar os motoristas a lidar com o roubo do carro de forma mais eficiente. Por exemplo, algumas empresas oferecem uma assistência 24 horas para o motorista em caso de roubo, o que pode ser muito útil em emergências. Algumas seguradoras também disponibilizam serviços de localização e rastreamento do veículo, o que pode facilitar a recuperação do carro em caso de roubo.

Dispositivos podem evitar crimes

Apesar da grande importância de ter um mecanismo que evite maiores danos e prejuízos para o motorista, o seguro de carro para roubo não é a única medida de proteção que pode ser adotado quando se fala da segurança do automóvel. Algumas formas de precaução importantes passam pelo uso da tecnologia. O uso de dispositivos de segurança, como alarmes e travas, e também a instalação de um GPS que possa rastrear o carro pode ser muito úteis no momento de recuperar um veículo que foi alvo de roubo ou furto.

Para evitar o crime, também é essencial optar por locais de estacionamentos seguros e bem iluminados, assim como adotar hábitos de segurança no trânsito, como evitar deixar objetos de valor dentro do carro e evitar estacionar em locais escuros e pouco movimentados.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: