Geral

BAIRRO PROMORAR

Bebê é encontrado dentro de saco de lixo por moradores na frente de igreja

A criança foi levada para a Maternidade de Promorar para realizar os exames de triagem e sorologia

Da Redação

Quinta - 13/06/2024 às 14:18



Foto: Reprodução Enfermeira obstetra Ana Cláudia Resende
Enfermeira obstetra Ana Cláudia Resende

Uma bebê recém-nascida foi deixada na frente da Igreja de São João Batista, localizada no bairro Parque Piauí, na tarde  dessa quarta-feira (12), dentro de uma sacola de lixo. A criança foi encontrada pelos fiéis, que se reuniam para uma missa, e em seguida foi levada à maternidade do Hospital do Promorar.

A criança ainda estava com o cordão umbilical quando foi vista pelos moradores. De acordo com a enfermeira obstetra Ana Cláudia Resende, a criança nasceu minutos antes de ter sido deixada na igreja, já que também tinha vestígios do parto.

Aparentemente é uma criança bem saudável. Estava bem, ativa, corada e chorando. Não estava com a placenta, mas o cordão umbilical ainda tinha sangue, o que nos leva a crer que ela havia nascido há pouco tempo", explicou.

A criança ficou internada na unidade hospitalar e será encaminhada para realizar os exames de triagem e sorologia. A enfermeira também afirmou que muitos bebês costumam ficar na maternidade e serem encaminhados para a assistência social.

Em geral, as mães têm os bebês aqui na maternidade e decidem não ficar com eles. Esses casos são encaminhados para a assistente social, que realiza os atendimentos da mãe e do bebê", conclui.

Entrega legal de bebês

No Piauí, as gestantes que quiserem entregar legalmente o filho para adoção tem o direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O processo de entrega voluntária deve ser feito em unidades de saúde, conselhos tutelares e Defensoria Pública, que integram a rede de proteção. Esses órgãos devem acionar a Vara da Infância e da Juventude, que entrará com o acompanhamento legal e psicossocial às mães que forem entregar seus filhos para adoção.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: