Geral

ENAOP 2024

Meta do governo é o crescimento econômico e diminuição das desigualdades, diz Rafael

O governador proferiu uma palestra no Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas que acontece em Luís Correia

Da Redação

Sábado - 15/06/2024 às 08:53



Foto: Divulgação Rafael definiu com principal meta de sua gestão o crescimento econômico
Rafael definiu com principal meta de sua gestão o crescimento econômico

Garantir o crescimento econômico acelerado com foco no pleno emprego e redução das diferenças sociais. Essa é a principal meta do governo do Piaui, segundo afirmou o governador Rafael Fonteles (PT)

A afirmação foi durante a palestra “Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Piauí (DDLPI)" que ministrou na sexta-feira (14), no Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas, o ENAOP 2024, no Sesc Praia, em Luís Correia, no litoral do Piauí.

Rafael Fonteles elencou as três principais diretrizes do governo: choque educacional e tecnológico, ⁠estabilidade duradoura (institucional e fiscal) e abertura econômica (com participação do Estado).

"Esta é a visão de longo prazo do desenvolvimento do Piauí, que passa pelo aproveitamento do potencial do nosso estado, que vai envolver, claro, infraestrutura e obras logísticas, extremamente importantes. E é muito necessária essa discussão ocorrer aqui", disse o chefe do Executivo piauiense.

O governador também destacou que o verdadeiro desenvolvimento vem junto à industrialização e à agregação de valor para a agropecuária. Para isso, Fonteles destacou a logística, por meio do intermodal do Vale do Parnaíba, que vai possibilitar ao Piauí realizar exportações. 

Energias renováveis e indústria de produtos verdes, além de ⁠mineração e indústria de produtos minerais também fizeram parte da palestra de Rafael Fonteles.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado - TCE-PI, Kennedy Barros, também falou durante o encontro. Ele destacou a necessidade de iniciar um diálogo, por meio de eventos como o ENAOP para a troca de experiências bem-sucedidas nos estados e municípios e, assim, aprimorar os processos das licitações e obras públicas.

"Temos pessoas de todos os estados da federação nesse encontro. São 200 pessoas que representam todo o Brasil", lembra o conselheiro Kennedy Barros.

Apoio e agradecimento

Adriana Portugal, presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), agradeceu a presença do governador e elogiou a palestra. O ENAOP segue neste sábado e um dos temas a ser tratado é o planejamento de infraestrutura.

"É uma honra muito grande contar com o apoio do Estado do Piauí e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). A palestra do governador foi extremamente adequada porque passamos este tempo falando de como fazer obras e beneficiar a sociedade", disse Adriana, que é auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCE-DF).

Adriana Portugal e o governador Rafael Fonteles 

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: